21/09/2023 10:15 | Utilidade Pública

Crianças aprendem sobre normas de trânsito em palestra e circuito promovidos pelo Detran

Ação reúne estudantes de escolas públicas e privadas e faz parte da Semana Nacional de Trânsito


A intenção das ações no Detran é formar futuros condutores conscientes do seu papel para tornar o trânsito mais seguro em Alagoas

Fellipe Yuri / Ascom Detran


João Victor Barroso / Ascom Detran

A conscientização de crianças e jovens para tornar o trânsito mais seguro tem sido uma constante no Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) e durante a Semana Nacional de Trânsito não poderia ser diferente. Em uma das ações, que estão sendo desenvolvidas desde a última segunda-feira (18) alunos de escolas públicas e privadas estão participando de palestras, jogos educativos e de um circuito de trânsito. Todas as atividades acontecem no prédio-sede do Detran, localizado no bairro Cidade Universitária.



Desde o início da Semana Nacional de Trânsito já passaram pela sede do Detran 800 alunos e de acordo com Marco Fireman, diretor-presidente do Detran, a intenção das ações é formar futuros condutores conscientes do seu papel para tornar o trânsito mais seguro em Alagoas.


“O papel do Detran Alagoas, como integrante do Sistema Nacional de Trânsito, é de criar desde cedo, nas crianças, a consciência do respeito às regras e normas de trânsito, e que isso irá trazer mais segurança para eles, que também fazem parte do trânsito, seja como pedestres, passageiros em automóveis, ou andando de bicicleta nas vias. O senso de responsabilidade que criamos nos pequenos vai refletir nos adultos do futuro, que irão respeitar as regras sociais, e assim saber preservar a vida e ter mais cuidado com o próximo”, reforçou Marco Fireman.


Durante a palestra e com a exibição de um vídeo educativo, os alunos aprendem, de maneira didática e lúdica, sobre segurança no trânsito com temas como o uso correto do capacete, o cinto de segurança, a sempre atravessar a via na faixa de pedestre, além de legislações voltadas para as crianças, como o assento de elevação, e a idade mínima para andar no banco da frente de um automóvel ou para ser o carona em uma motocicleta.



Circuito de trânsito

Com o capacete firme, cotoveleiras e joelheiras bem ajustadas, Luiz Manoel Silva Santos, 7 anos, estudante do 2º ano, da Escola Municipal Benedita da Silva, foi um dos primeiros a montar na bicicleta e testar todos os conhecimento e habilidades, que aprendeu na palestra, no circuito de trânsito.

 

“Eu aprendi tudo direitinho. Obedeci as placas de trânsito, parei na faixa de pedestre e deixei o meu amigo atravessar. Foi um dia muito legal e quando chegar em casa vou contar para os meus pais e meus vizinhos o que aprendi aqui no Detran”, contou o menino cheio de alegria.


No circuito, as crianças também participam de jogos educativos para conseguirem fixar ainda mais as normas e condutas corretas para serem aplicadas no trânsito. “Nesse espaço, nós reforçamos, com a prática, tudo o que foi visto no auditório, onde o ponto mais importante é que as crianças e os jovens consigam entender a importância da prevenção e percebam que no trânsito existem riscos, mas com a mudança de comportamento junto com as escolhas que fazemos diariamente faz com que a segurança aumente e esses perigos diminuam”, afirmou Ricardo Couto, analista de trânsito do Detran.



As bicicletas utilizadas no circuito de trânsito foram doadas pela Abraciclo, para serem usadas nas atividades de educação para o trânsito. E as ações junto às escolas públicas e privadas de Maceió seguem até a próxima segunda-feira (25), como parte da Semana Nacional de Trânsito, que está sendo promovida pelo Detran Alagoas.