25/09/2023 12:38 | Meio AmbientePrimeira Infância

Cria e IMA assinam termo de cooperação para projeto sustentável em creches

Durante a solenidade, houve a assinatura de adesão de seis municípios para participar do projeto

Marco Antônio / Agência Alagoas

Fabiana Barros / Ascom Cria

A Secretaria da Primeira Infância (Cria) e o Instituto do Meio Ambiente (IMA) assinaram termo de cooperação para iniciar o projeto Cultivar Água Cria Vida, na manhã desta segunda-feira (25/09), no Palácio República dos Palmares. O projeto envolve o desenvolvimento de diferentes ações que viabilizem o conhecimento e adoção de práticas sustentáveis relacionadas à água, com destaque para o fortalecimento do uso, reuso e descarte consciente da água. Para isso, os profissionais das creches Cria serão capacitados.

O Projeto Cultivar Água Cria Vida é pautado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que compõem a Agenda 2023 da Organização das Nações Unidas (ONU) e têm como foco a garantia de que as pessoas possam desfrutar de paz e de prosperidade. Para a gerente de Educação do Cria, Marcia Susana Gonçalves, a parceria pretende desenvolver ações que propiciem reflexões e práticas acerca dos objetivos nas unidades creches Cria. “A partir de processos formativos envolvendo os profissionais e práticas pedagógicas a serem desenvolvidas com as crianças atendidas nas unidades de educação infantil e seus familiares”, explicou.

Prefeitos, secretários municipais e equipes técnicas das secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente participaram da solenidade de lançamento do Cultivar Água Cria Vida. Na oportunidade, foi assinado termo de adesão para implantação do projeto nas creches Cria dos municípios de Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Rio Largo, Pilar, São Miguel dos Campos e União dos Palmares.

Responsabilidades

Conforme o escopo do projeto, é responsabilidade da Secretaria da Primeira Infância articular com as secretarias municipais de Educação, Agricultura e Meio Ambiente a pactuação das ações para a construção da horta medicinal, além de assegurar com as secretarias municipais a disponibilização de materiais e profissionais para a construção da horta medicinal, conforme os espaços e planejamento com a gestão da unidade educacional.

É atribuição do Cria garantir a aplicação do pré-teste e pós-teste elaborado pelo IMA junto aos participantes dos encontros formativos, mobilizar os profissionais que atuam nas creches Cria para participação no encontro formativo, garantir a provisão de materiais, em parceria com o IMA, para a realização do encontro formativo e elaborar o relatório da ação em parceria com o IMA com identificação do cumprimento das metas pretendidas.

O IMA irá gerenciar a implantação do espaço pedagógico horta medicinal, administrar os momentos formativos sobre o cultivar água, como uso, reuso e destinação e os momentos formativos. Já os municípios contribuirão com a mobilização do público-alvo e dará apoio operacional à equipe do Cria e do IMA para a execução da ação, e técnico para a manutenção da horta medicinal e às ações educativas.

O monitoramento ocorrerá mediante a participação dos envolvidos nas etapas previstas conforme frequências dos encontros virtuais e presenciais. O controle da execução do projeto se dará com a previsão e finalização da construção da horta medicinal.

Missão

A superintendente da Primeira Infância, Thalyne Araújo, ressaltou que a grande missão do Cria é mostrar que a criança é a prioridade. “Trabalhamos a educação, saúde e assistência social, mas, principalmente, com a intersetorialidade. E esse projeto mostra isso, mais uma vez”, comentou.

O diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes, classificou a assinatura do termo como uma construção. “É o primeiro passo para a gente construir algo maior dentro das creches Cria, levando a educação e a conscientização ambiental para todos que estiverem nessas estruturas”, comentou.

A prefeita de Coqueiro Seco, Decele Dâmaso, trouxe uma reflexão sobre a importância de cuidar das crianças, inclusive do desenvolvimento afetivo e emocional. “Gosto do trabalho integrado, pois reduz custo e aumentam os resultados. Para nós, é um momento ímpar nos reunirmos com os técnicos. Acredito nessa construção”, disse. O evento contou ainda com a participação da secretária executiva de Integração Social do Gabinete Civil, Júlia Casado.