08/07/2023 18:49 | Assistência SocialDesenvolvimento Humano

Cria apresenta balanço do primeiro semestre em reunião com Paulo Dantas

As ações implementadas pelo órgão estão dentro do planejamento elaborado e o processo de construção tem sido constante


Entre os projetos desenvolvidos pelo Criança Alagoana (Cria) e apresentados por Paula Dantas, estava o Vacina+

Pei Fon


Fabiana Barros / Ascom Cria

A secretária da Primeira Infância, Paula Dantas, apresentou neste sábado (8), durante reunião com o governador Paulo Dantas e demais secretários de Estado, as ações implementadas pela pasta nos seis primeiros meses do governo. A reunião aconteceu na Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).


Entre os projetos desenvolvidos pelo Criança Alagoana (Cria) e apresentados por Paula Dantas, estava o Vacina+. O projeto realiza inquérito vacinal, em parceria com o Programa Nacional de Imunização (PNI) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), com objetivo de ampliar a cobertura vacinal em Alagoas, e tem como público-alvo crianças com menos de 2 anos de idade.


O projeto atuou nos municípios de Paripueira, Messias, Cajueiro, Jundiá, São Miguel dos Campos, Belém, Joaquim Gomes, Junqueiro, Feliz Deserto e Ibateguara. O número de cartões de vacina avaliados corresponde a 3.192, sendo 1.169 em atraso e 401 atualizados. A meta estabelecida para 2023 é o atendimento a 22 municípios.


O projeto Creche Segura atende aos requisitos da Lei Lucas nº 13.722 de 2018, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil. São capacitados 30 profissionais de cada creche Cria a partir do convênio entre o Cria, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros.




O número de capacitações pelo Creche Segura alcançou um total 420 sendo profissionais dos municípios de Batalha, União dos Palmares, Jacaré dos Homens, Pilar, Poço das Trincheiras, Belo Monte, Pariconha, Pão de Açúcar, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Santana do Mundaú, Olho D’Água do Casado, São Miguel dos Campos e Igreja Nova, ou seja, 14 localidades. A meta para este ano é de 44 municípios.


O projeto Criando Sorriso faz avaliações da saúde bucal das crianças das creches Cria e ações de promoção de saúde bucal por meio de atividades de educativas e aplicação de flúor, em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesau). De acordo com a secretária, até agora, foram atendidas 736 crianças e encaminhadas para Unidade Básica de Saúde 404. A iniciativa aconteceu nas Creches Cria de Matriz do Camaragibe, São Luiz do Quitunde, São Miguel dos Campos, Mar Vermelho, União dos Palmares, Pilar, Batalha, Pão de Açúcar, Viçosa, o que corresponde a 9 municípios, sendo a meta 22 até o final do ano.


A educação, outra frente de atuação do Cria, elaborou e publicou a Coleção Pré-escola, com o e-book I e II, com importantes orientações para professores das creches e educação infantil sobre o início das aulas.


Houve também a I Oficina de orientação para início das atividades do ano letivo, que foi um encontro formativo com equipes técnicas das secretarias municipais de Educação e professores da educação infantil, antes do início das creches, para orientações de alinhamento para 2023, juntos aos municípios com unidades de creche Cria entregues.


Outra ação foram os Encontros Formativo Creches Cria, com a realização de um ciclo de estudo e orientações para as equipes que atuam na educação infantil dos municípios que possuem Creches Cria que se desenvolverá ao longo do ano.


Na Assistência, o Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJ/AL) e a Secretaria da Primeira Infância firmaram uma parceria para fazer uma divulgação efetiva do projeto Entrega Legal em todas as maternidades e hospitais do Estado onde há profissionais que atuam junto às crianças e gestantes.




A proposta é informar que a mãe impossibilitada de criar seu filho, por algum motivo, tem a opção de entregá-lo legalmente para adoção. Isso deve acontecer sem constrangimento ou censura. Entregar o filho para adoção não configura abandono, nem qualquer tipo de crime. O projeto defende que a decisão deve ser respeitada e a mãe deve ser tratada de forma humanizada.


Segundo Paula, outro avanço é o painel de informações ou dashboard, ferramenta que apresenta informações sobre métricas e indicadores-chaves do Cartão Cria. Em parceria com a Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e o Laboratório de Computação Científica e Análise Numérica (Laccan), o sistema vem passando por atualizações e implantação das condicionalidades.


Na avaliação de Paula Dantas, mesmo sendo uma secretaria recente, constituída a partir deste ano, as ações implementadas pelo órgão estão dentro do planejamento elaborado e o processo de construção tem sido constante. “Monitoramos os resultados obtidos e estamos atentos aos diagnósticos para buscar métodos mais assertivos e que entreguem para o nosso público, a primeira infância, ações que venham contribuir para sua segurança e desenvolvimento. Por isso, estou satisfeita com as nossas conquistas por meio dos projetos e parcerias executadas”, afirmou a secretária.


Perfil


A Primeira Infância possui 49 colaboradores, sendo 61% mulheres e 28% fazem parte da comunidade LGBTQIAP+. Internamente, a secretaria institui a “Educação continuada”, momento em que os próprios colaboradores realizam palestras com temas relevantes para um melhor desempenho do trabalho da equipe e compartilham conhecimento. Até o momento, temas como O que é autismo; Comunicação: de dentro para fora; Violência sexual contra crianças; Povos ciganos e inclusão com informações: diversidade de gênero foram apresentados.


Sobre o orçamento, Paula Dantas apresentou quais são as prioridades iniciais, a exemplo dos projetos Grêmios que Criam, que será lançado em breve; a aquisição de ônibus do Cria, que prestarão diversos serviços para a comunidade de todo Estado; a modernização do parque tecnológico; a realização de oficinas, entre outras.


Na oportunidade, Paula Dantas também mencionou o resultado do Circuito Mundo Cria, realizado nos municípios de Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia e Arapiraca, quando foram realizados 24.869 atendimentos gratuitos para a população, incluindo a contribuição dos órgãos parceiros.