03/02/2022 09:08 | Covid-19

Covid: Mais de 90% dos pacientes internados em leitos mantidos pela Sesau não se vacinaram ou estão com esquema vacinal incompleto

Números de não vacinados é alarmante nos leitos de UTI e nas enfermarias das unidades hospitalares


Thiago Duarte


Suely Melo

Dos alagoanos internados com Covid-19 nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais sob a gestão estadual, 91% não tomaram nenhuma dose dos imunizantes disponíveis pelo Ministério da Saúde (MS) ou estão com o esquema vacinal incompleto. O levantamento foi elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e aponta, ainda, que nos leitos de enfermaria, esse percentual é ainda maior, uma vez que 93% não se imunizaram totalmente.

Os dados epidemiológicos mostram que quando havia 139 pacientes diagnosticados com o coronavírus em leitos de UTIs nos hospitais públicos, 44 não estavam vacinados com nenhuma dose de vacina contra a Covid-19. Ainda segundo o levantamento, nove tomaram a primeira dose, 74 tomaram duas doses e apenas 12 se imunizaram com as três doses.

Já nas enfermarias, de um total de 261 pessoas que estavam internadas, 80 não tinham se vacinado com nenhuma dose dos imunizantes disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 23 tomaram apenas uma dose, 140 estavam com duas doses e apenas 18 com as três doses.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, está sempre alertando a população alagoana e pedindo incessantemente para que todos concluam o esquema vacinal. “A vacina é a nossa maior proteção contra a Covid-19. Esses dados só reforçam o que eu sempre digo, que só vamos vencer esse vírus quando avançarmos na imunização da nossa população. Mais uma vez eu peço para quem não se vacinou ainda ou não tomou a dose de reforço, que complete seu esquema vacinal para que possamos seguir em frente e diminuir a ocupação de leitos que só vem aumentando no Estado. Vá se vacinar e nos ajude a conter esse vírus”, apelou Ayres.