01/11/2023 18:25 | Saúde

Coordenadores de vigilância e atenção primária são capacitados sobre manejo clínico da esquistossomose

Capacitação promovida pela Sesau reuniu representantes dos 12 municípios que compõem a I Região de Saúde de Alagoas


Waldinéia Silva destacou que até o mês de dezembro todos os 102 municípios alagoanos terão seus técnicos capacitados

Olival Santos / Ascom Sesau


Fabiano Di Pace / Ascom Sesau

Coordenadores de vigilância e atenção primária dos 12 municípios que compõem a I Região de Saúde de Alagoas foram capacitados nesta quarta-feira (1º) sobre o diagnóstico e manejo clínico dos pacientes com esquistossomose. Promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o evento contou com a parceria do Centro Universitário Cesmac, em Maceió, onde o treinamento foi realizado.

 

A capacitação reuniu representantes das cidades de Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Flexeiras, Maceió, Marechal Deodoro, Messias, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte e Satuba. Na ocasião, os técnicos municipais tiveram acesso ao Panorama da Esquistossomose em Alagoas, detalhando a incidência da doença.

 

Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, médico Paulo Teixeira, a esquistossomose é uma doença grave. Ela é causada pelo Schistosoma mansoni, que se abriga dentro das veias do fígado e do intestino das pessoas infectadas.

 

“Geralmente, o indivíduo adquire a esquistossomose ao tomar banho em lagos, riachos, rios e açudes, onde existem caramujos de espécies parasitados com o Schistosoma mansoni. A prevenção é possível ao evitar o contato com água contaminada e locais onde não existam sistema de saneamento básico”, explicou o superintendente.



 

A gerente de Vigilância e Controle de Doenças Transmissíveis da Sesau, enfermeira Waldinéia da Silva, destacou que as capacitações seguirão até o mês de dezembro, contemplando todos os municípios alagoanos. “Iremos capacitar todas as cidades, dividindo por região de saúde e assegurando o apoio técnico estadual para garantir a segurança de todos”, destacou.

 

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a luta contra a esquistossomose e demais doenças transmissíveis representa um compromisso firmado pela equipe técnica da Sesau.

 

“O controle, prevenção e tratamento dessas doenças são essenciais para a saúde de todos. Toda a equipe de vigilância em saúde da Sesau está empenhada em capacitar os técnicos municipais para assegurar o diagnóstico rápido e o tratamento eficiente às pessoas acometidas pela esquistossomose”, destacou o gestor.