13/07/2023 14:18 | Turismo

Consórcio Nordeste: Setur participa de reunião em Brasília para fortalecer o turismo regional no mercado internacional

Grupo com representantes estaduais do NE se reuniu ainda com o presidente da Embratur para alinhamento de estratégias

Encontro dos secretários de Turismo em Brasília

Ascom Setur

Thyeres Medeiros / Ascom Setur

Para reforçar o compromisso do Governo de Alagoas em trabalhar para impulsionar o turismo de Alagoas nos mercados nacional e internacional, a Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur) participou da Câmara Temática do Turismo do Consórcio Nordeste, em Brasília (DF) . Na reunião, secretários de Turismo do NE trocaram experiências e discutiram demandas que vão melhorar a integração do turismo da região e promover o desenvolvimento de maneira conjunta.

Durante o encontro, os secretários de turismo apresentaram suas demandas e pautas para fortalecer o turismo sustentável. O foco é a promoção do bem-estar social, com preservação de ecossistemas, assim como a realização de promoção integrada, press trips e famtours regionais para o público internacional. Além disso, foi discutido também a necessidade em incentivar o turismo histórico, cultural, social e religioso.

Para a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, é necessário dialogar também sobre temas recentes e de grande impacto nacional, a exemplo da reforma tributária nacional.“O setor foi muito afetado pela pandemia do Covid-19 e a reforma pode ser uma oportunidade de fortalecimento e recuperação para o trade turístico, juntamente com a aprovação recente do PERSE, que valida a importância em se conferir tratamento diferenciado ao segmento que tanto gera emprego e renda no país. Ademais, temos trabalhado cada vez mais por um turismo sustentável não só na questão ambiental, mas inclusive no ponto de vista econômico para os negócios”, disse.

Em Alagoas, a Setur trabalha em diversas frentes para diminuir o gargalo que o setor enfrenta em relação a malha aérea e prestação de serviço turístico. “Com certeza a promoção do Nordeste como um todo, valoriza a região que tem muito a oferecer”, destacou a secretária, que citou os programas estruturantes Escola do Turismo e Crédito do Trabalhador do Turismo disponibilizados pelo Governo de Alagoas por meio da Setur.

Após o encontro do Consórcio Nordeste, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo,  recebeu um resumo das pautas discutidas anteriormente e ouviu as defesas de cada secretário ou representante presentes.

De acordo com Freixo, o foco principal será a promoção do turismo de forma integrada e unida, buscando potencializar os atrativos turísticos da região. “Estamos finalizando o planejamento estratégico para que consigamos traçar as ações promocionais em todos os aspectos. Temos avançado muito neste trabalho e em breve teremos novidades”, finalizou o presidente.