12/04/2023 15:04 | Educação

Conselho da Uneal aprova implantação do curso de formação para Bombeiros

Primeira turma será formada pelos aprovados no último concurso e ocorrerá em Arapiraca

Ascom Uneal

O Conselho Superior da Universidade Estadual de Alagoas aprovou, nesta terça-feira (11), a implantação do curso de Gestão de Riscos e Desastres para o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL). A formação será para os aprovados no último concurso, em Arapiraca.

Esta é a primeira vez que os militares farão o curso de formação em Alagoas. “Fomos procurados, enquanto instituição de ensino superior, pelo Corpo de Bombeiros para juntos pensarmos a formação desses oficiais pela Uneal”, explicou o reitor Odilon Máximo.

Foi formado um grupo de trabalho com representantes dos dois órgãos que elaborou a proposta, em conformidade com as normas do ensino militar brasileiro e as normas da educação no Brasil. “Esta é uma iniciativa inédita que traz para a Uneal uma condição extremamente importante que é a validação da nossa instituição. É o reconhecimento formativo que essa instituição passa a ter no contexto alagoano e no ensino superior do estado”, ratificou a pró-reitora de Graduação da Uneal, Adenize Acioli, durante a apresentação da proposta aos conselheiros.

Durante a sessão do Consu, estiveram presentes os representantes do Corpo de Bombeiros: coronel Gustavo Burity, major Ricardo Lopes e capitão Jota Alves. “Para a gente, é uma nova era. A gente vai formar os primeiros oficiais do Corpo de Bombeiros de Alagoas: bacharéis na Gestão de Riscos e Desastres”, afirmou o coronel Gustavo Burity. A previsão é que tenha início em maio.

Também fazem parte do grupo de trabalho para a elaboração da proposta do curso, as professoras Maria Ediney Ferreira e Karla Oliveira.