26/10/2023 16:10 | Cultura

Conferência discute em Penedo sugestões para políticas culturais

Evento reuniu representantes dos municípios de Penedo, Piaçabuçu, Igreja Nova, Porto Real do Colégio e São Brás

Encontro foi um espaço de discussões e debates que contou com a participação de 71 pessoas envolvidas com cultura

Jônatas Oliveira / Ascom Secult

Daniel Borges / Ascom Secult e Fernando Vinícius / Secom Penedo

A cidade de Penedo, situada no Baixo São Francisco, sediou, na última quarta-feira (25), mais uma edição da Conferência Intermunicipal de Cultura, articulado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), em colaboração com a Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (Semclej). O evento reuniu representantes dos municípios de Penedo, Piaçabuçu, Igreja Nova, Porto Real do Colégio e São Brás.

O encontro foi um espaço de discussões e debates que contou com a participação de 71 pessoas envolvidas com cultura da região. As decisões tomadas durante esse evento servirão de base para as discussões posteriores na Conferência Estadual, programada para os dias 4 e 5 de dezembro, e na Conferência Nacional de Cultura, agendada para março de 2024. Quatro delegados foram eleitos para representar os municípios locais.

As conferências intermunicipais de cultura têm como objetivo estabelecer diretrizes que terão um impacto significativo nos municípios, buscando promover a equidade nas futuras decisões. Durante este mês, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), tem desempenhado um papel crucial na promoção desses espaços democráticos.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, destacou o evento como um marco na promoção e desenvolvimento da cultura na região. "Esta conferência é um passo significativo em direção à construção de políticas culturais mais abrangentes e inclusivas para o Baixo São Francisco, e, consequentemente, para todo o estado de Alagoas. A participação ativa de representantes de diversos municípios e a diversidade de ideias apresentadas aqui demonstram o compromisso que temos com a preservação e promoção da cultura", disse.

Mellina Freitas também enfatizou a importância da colaboração entre os municípios, o Governo do Estado e o Governo Federal na busca de soluções que beneficiem a comunidade cultural. "A cultura desempenha um papel vital na identidade de nossa região e deve ser tratada com a devida atenção e respeito. Estamos comprometidos em fornecer apoio e recursos para os fazedores de cultura, artistas e entusiastas locais, a fim de fortalecer ainda mais nosso cenário cultural", acrescentou.

Um dos tópicos discutidos foi o financiamento das políticas culturais, com uma sugestão de criar leis municipais que viabilizem incentivos fiscais para apoiadores da cultura. Além disso, foi proposta a alocação de pelo menos 3% do orçamento anual de cada município para sua respectiva secretaria de cultura.

A conferência também destacou a necessidade de apoio institucional e um mapeamento atualizado das expressões culturais de cada cidade, tudo fundamentado na diversidade, acessibilidade e inclusão social.

Teresa Machado, gestora da Semclej, destacou a importância da troca de experiências para a elaboração de políticas públicas e elogiou a retomada das ações pelo Ministério da Cultura, que também esteve representado na conferência.

“Nós, como gestores e entusiastas da cultura, entendemos o valor da partilha de conhecimento e da união de esforços. Essa conferência proporcionou um espaço valioso para que todos possam aprender uns com os outros, compartilhar ideias e experiências, e, assim, construir políticas culturais mais sólidas e abrangentes para a nossa região", falou a gestora.

Confira abaixo a relação de delegados e suplentes que representarão a região na Conferência Estadual:

SOCIEDADE CIVIL

DELEGADOS: