30/11/2023 15:33 | Meio AmbienteCotidiano

Complexo Pratagy ganha duas pracinhas com fonte e gazebo

Espaços urbanos da Casal foram construídos com materiais reciclados


Pracinha da Fonte embeleza o pátio da ETA Pratagy

Evilásio Almeida e João Batista / Ascom Casal


Evilásio Almeida / Ascom Casal

Duas pracinhas no pátio da Estação de Tratamento de Água (ETA) Pratagy, da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), no Benedito Bentes, em Maceió, chamam a atenção de colaboradores da empresa e de visitantes.


Os espaços, chamados de Praça da Fonte e Praça do Gazebo, foram construídos durante cinco meses, de julho a novembro deste ano, com materiais inservíveis, como manilhas de cerâmica, tubos de PVC, cordas de nylon, pedras seixos e placas de piso cerâmico. Também foram plantadas grama e flores naturais.


A Praça da Fonte fica na entrada do complexo e tem uma fonte com água caindo de um pote de barro. A Praça do Gazebo fica atrás do prédio administrativo da ETA e tem uma estrutura metálica aberta com dois bancos, para momentos de descanso e bate-papo.


A ideia para a construção das praças partiu do funcionário Joacir Correia, com apoio da Superintendência da Região Metropolitana de Maceió (RMM), da Gerência de Pessoas e Organização (Gepor 1) e da Supervisão de Apoio Institucional (Supain 1), da Casal. O órgão disponibilizou uma retroescavadeira, mudas de flores, materiais recicláveis, tintas e mão de obra.


Correia, que é titular da Supain 1, já vinha utilizando materiais que não serviam mais para uso da Casal, para confeccionar objetos de uso em escritório, como suportes para monitores de computadores e telefones celulares, abajures e totens para álcool em gel. Atualmente, ele está usando copos de água da Casal descartados para montar árvores de Natal


Para Joacir, é muito gratificante usar a reciclagem para produzir objetos doados aos colegas, além de ser uma forma de contribuir com a qualidade de vida e o meio ambiente. "Desde que entrei na Casal, em 2002, sempre me preocupei com essas questões. As pracinhas são espaços de tranquilidade e harmonia, onde as pessoas podem conversar, refletir e ter contato com a natureza", disse.