25/10/2023 10:51 | Agricultura

Comissão das Mulheres do Agro de Alagoas é instituída durante a 73ª Expoagro

Secretária de Agricultura, Carla Dantas, é uma das representantes da comissão, no âmbito da Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal)


Secretária Carla Dantas faz parte da Comissão das Mulheres do Agro de Alagoas, instituída na 73ª Expoagro

Tatiane Gomes / Ascom Seagri


Tatiane Gomes / Ascom Seagri

Alagoas passa a contar com uma Comissão das Mulheres do Agro, com participação de lideranças femininas que, juntas, vão ampliar a parcela das mulheres na agropecuária do estado.  A comissão foi instituída durante a abertura do Encontro Mulheres do Agro de Alagoas, que aconteceu nesta terça-feira (24), durante a 73ª Expoagro, no Parque da Pecuária, em Maceió.

 

Instituída no âmbito da Federação da Agricultura e Pecuária (Faeal), contando com a participação da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) – sendo representada pela titular da pasta, Carla Dantas – a comissão é formada pelas representantes de 12 entidades com atuação marcante na cadeia do setor produtivo do agro. Uma das suas metas é realizar um diagnóstico no estado, com a intenção de mapear os desafios e traçar o perfil dos grupos de mulheres desse segmento da economia.




 


“A valorização das mulheres é uma marca do governo Paulo Dantas, que tem dado protagonismo a todas nós. Estou como secretária, sendo a terceira na história a ocupar o cargo de comando da Seagri. E temos acompanhado as mudanças que estão acontecendo neste ambiente, que ao longo dos anos sempre foi muito masculino. Nossa missão é aumentar a participação feminina no campo, seja prestando assistência técnica ou trabalhando na produção do campo”, revelou Carla Dantas.

 

O Encontro das Mulheres do Agro reuniu mais de 500 mulheres com atividades durante todo o dia. As palestras falaram sobre bem-estar animal, uso de tecnologias para produção, sustentabilidade, comunicação para o agronegócio, além de uma roda de conversa sobre as histórias de sucesso da participação feminina no agronegócio do estado, contando com a presença da secretária Executiva da Seagri, a zootecnista Aline Melo.

 



“Temos que parabenizar a organização deste evento, que foi importante para marcar a presença das mulheres nas atividades do campo. Esta foi a terceira edição do encontro dentro da Expoagro Alagoas e o movimento vem crescendo cada vez mais. Tivemos a participação de palestrantes de renome nacional e local também, lideranças femininas que nos trazem muito aprendizado”, finalizou Carla Dantas.


O encontro foi realizado pelo Movimento Mulheres do Agro de Alagoas, com apoio da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), do Sebrae Alagoas e da Faeal/Senar. A edição deste ano contou com a presença de referências nacionais de lideranças femininas, a exemplo da produtora rural e colunista CNN Brasil e Forbes, Carmen Perez, e da jornalista e produtora rural, Camila Telles.