09/08/2023 17:15 | Segurança

Comandante-geral da PM reúne efetivo de praças femininas para discutir demandas

Encontro reuniu 400 militares com graduações que vão de soldados a subtenentes no auditório da OAB em Maceió

Reunião comandante-geral e 400 militares femininas

Ascom PM

Ascom PMAL

A Polícia Militar de Alagoas vivenciou um momento considerado inédito. Na manhã desta quarta-feira (9), 400 praças femininas da capital e do interior – militares com graduações que vão de soldados a subtenentes – participaram  de uma reunião exclusiva com o comandante-geral da corporação, Cel Paulo Amorim, no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL), em Jacarecica, Maceió.

O encontro deu voz ao efetivo feminino, que teve oportunidade de dialogar e apresentar demandas. Voluntariamente, cabos e sargentos levantaram questões envolvendo promoções, assistência aos filhos, maternidade em geral e maternidade atípica. Além disso, expuseram temas como conquista de espaços, formação continuada, cuidados com a saúde física e mental e estrutura dos alojamentos e banheiros, por exemplo, entre outras situações.

“A chegada das senhoras trouxe harmonia e humanização para a PM. A presença feminina é importante em todos os setores da vida pública, da vida privada e na nossa instituição. Por isso manifestamos aqui a nossa gratidão a cada uma das senhoras que são mães, mulheres, combatentes e desempenham a função na corporação”, disse o coronel Paulo Amorim.

Após ouvir e tomar nota de cada fala, o comandante-geral respondeu sobre cada item apresentado. Ele pontuou os casos em que já existe uma perspectiva de mudança, e outros que ainda precisam de estudo para serem solucionados.

“Momentos como este são enriquecedores. Vamos avançar. Contem com seu comandante-geral e não se calem nem se intimidem. Lembremos também das nossas pioneiras no final da década de 1980. As dificuldades que elas enfrentaram, venceram barreiras e abriram o caminho para o que vivemos hoje”, completou o comandante-geral.

O Coronel Paulo Amorim pediu aplausos às pioneiras e reforçou que as conquistas de uma geração proporcionam benefícios para as que se seguem. “Estou e estarei aqui para ouvi-las e saber as demandas. Considero este momento especial por reunir tantas representantes, e ficamos felizes por receber um universo tão grande de comandadas presentes”, finalizou o oficial superior.

O evento contou com a presença da doutora Karlla Padilha, Titular da Promotoria de Controle Externo da Atividade Policial da capital (62ª Promotoria de Justiça da Capital) que participou ativamente da conversa. “Nunca tive a oportunidade de falar para tantas mulheres da PM. É uma honra e motivo de muita gratidão. Parabenizamos o Comando Geral por promover este momento de escuta do público feminino, que é fundamental”, enalteceu reforçando também a importância da ocupação de espaços por mérito, capacidade, preparo e muito esforço. E fez um chamado: “Vamos exercer sororidade, a solidariedade e nos irmanar. Se estamos juntas, somos mais fortes”, convocou Padilha.

Diálogo

Este é o segundo encontro com o quadro feminino. A primeira reunião ocorreu no Auditório Virgílio Loureiro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso em Maceió, no dia 26 de julho, e contou com a presença das oficialas da PM (policiais com patentes que vão de 2º tenente a coronel). A conversa também contemplou diversas pautas. Entre as mais diversas áreas, as policiais indicaram pontos a serem aperfeiçoados e aspectos relevantes relacionados aos serviços e políticas voltadas ao efetivo feminino.