20/09/2023 08:55 | Educação

Com vasta programação, Educação promove Semana da Pessoa Surda

Abertura da Semana ocorre na segunda-feira (25), no CAS Professora Joelina Cerqueira, na Jatiúca

Evento ocorrerá no Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez, em Maceió

Thiago Ataíde/Ascom Seduc

Ana Cecília Oliveira (sob supervisão)/Ascom Seduc

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove, a partir desta segunda-feira (25), mais um grande evento cujo objetivo é a inclusão social do surdo. A ação é da Gerência Especial de Integração, Família, Comunidade e Rede de Proteção (Geirp).

A Semana da Pessoa Surda terá uma extensa programação, cujas atividades ocorrerão no Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas Profª Joelina Cerqueira (CAS), localizado no bairro de Jatiúca, em Maceió.

Alusivo ao Dia Nacional da Pessoa Surda, que é celebrado no dia 26 de setembro, a Semana da Pessoa Surda segue até o próximo dia 29, celebrando conquistas e ressaltando, sempre, a importância de se garantir a acessibilidade linguística, o respeito e, principalmente, os direitos da pessoa surda em Alagoas.

"Todos os anos, o CAS Alagoas realiza diversas atividades para promover a Língua Brasileira de Sinais. Nosso evento é feito para toda a sociedade. Com ele, lembramos à população em geral não apenas as vitórias da comunidade surda, mas também a luta para que essas pessoas acessem os seus direitos. Nesse sentido, eles podem contar com o CAS, que é um centro criado exclusivamente para atendê-los", explica Flávia Barbosa, gestora do CAS.

A programação do encontro contempla oficinas e atividades físicas, além de momentos de reflexão e confraternização entre os participantes. Os interessados em participar das oficinas devem se inscrever, até esta sexta-feira (22), por meio dos links a seguir.

Oficinas da manhã:

ca9NfSW68PN5tC_JeL8SwkSY_o-YD9D6kpEQYg/viewform

Oficinas da tarde: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScjhTr7LCf59futB7mIpeUaBqlIKKd- sneGLwu0eCm_Enwtew/viewform

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

SEGUNDA-FEIRA (25), das 8h às 11h

- Atividade de planejamento/organização das ações da semana

- Momento de reflexão sobre a importância do “Dia do Surdo”

- Público-alvo: equipe do CAS

TERÇA-FEIRA (26)

- “Dia Nacional da Pessoa Surda”: participação em eventos organizados pela Associação de Surdos e entidades afins.

QUARTA-FEIRA (27), das 9h às 15h

- Atividades recreativas na areia: circuito funcional, beach tênis, altinha,

vôlei de praia e queimado

- Entrega de viseiras (alunos)