03/08/2023 14:12 | Gestão e FinançasPlanejamento e Gestão

Com Haddad, governador discute Plano de Investimentos Federais em Alagoas

Reunião definiu prioridades e avançou sobre cronograma de ações para o Estado


Haddad reconheceu os avanços nas políticas fiscais de Alagoas

Robson Cesco


Wendel Palhares

O governador Paulo Dantas (MDB) voltou a discutir, nesta quinta-feira (03) em Brasília, as prioridades do Estado no Plano de Investimentos Federais em Alagoas. Na reunião com o ministro Fernando Haddad, da Fazenda, e sua equipe, o governador solicitou que as obras de saúde, como o Hospital Metropolitano do Agreste, e as de abastecimento de água, como o trecho 5 do Canal do Sertão, tenham maior celeridade por parte do Governo Federal.

"Entendemos que a saúde é urgente. Fizemos o maior investimento da história de saúde em Alagoas, com sete hospitais e 10 UPAs, com recursos próprios. Estou feliz por ter conseguido credenciá-los ao SUS agora no governo Lula, mas precisamos avançar mais", declarou Paulo, no segundo encontro entre os dois desde que o ministro assumiu a Fazenda.


De acordo com o governador, o Estado também espera destravar os investimentos no trecho 5 do Canal do Sertão, previsto para ser oficialmente anunciado na próxima semana, no Rio de Janeiro, quando o presidente Lula deve lançar o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).


"Foi no primeiro governo Lula que nós tivemos o maior andamento das obras do Canal do Sertão. No governo Bolsonaro, nada chegou e o Estado bancou os investimentos no canal. Agora queremos voltar a ter um ritmo melhor para esta obra que vai ajudar muitos alagoanos a terem água nas torneiras de suas casas", afirmou Paulo, ao lado da secretária estadual da Fazenda, Renata dos Santos.

O ministro Fernando Haddad ainda comentou na reunião sobre a boa avaliação que o Governo de Alagoas tem obtido de agências internacionais em relação à gestão econômica. "Alagoas tem nota igual ao governo federal, é uma das melhores do Brasil", adiantou, fazendo referência ao recente anúncio da agência de risco Fitch Raitings, que subiu a nota alagoana para BB/estável, um avanço no reconhecimento da organizaçao das contas públicas estaduais.