27/07/2023 17:28 | Gestão e FinançasDesenvolvimento Econômico

Com apoio do Governo de Alagoas, Solar Coca-Cola investe mais de R$ 25 milhões no estado

Lançamento de linha de produção do energético Monster na fábrica de Maceió vai atender todos os estados do Norte-Nordeste do Brasil.


Em Alagoas, a Solar Coca-Cola tem duas fábricas em Maceió e um centro de distribuição em Arapiraca, gerando cerca de 1.300 empregos diretos no estado e atendendo mais de 18 mil pontos de venda

Divulgação


Isabella Padilha / Ascom Sedisc - Matheus Guilherme / Ascom Sefaz

A política de incentivos fiscais oferecida pelo Governo do Estado transformam Alagoas no lugar ideal para investir, gerando emprego, renda e desenvolvimento. Uma das empresas recentemente beneficiadas foi a Solar Coca-Cola, que inicia na capital alagoana um feito inédito: a primeira linha de produção do energético Monster em todo o Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O inicio da produção do energético em Alagoas é resultado de um investimento de R$ 25 milhões realizado pela empresa, que é a segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola no país e geradora de cerca de 1.300 empregos diretos no estado.

 

A fábrica instalada na capital alagoana terá uma produção mensal de 1,3 milhão de litros da bebida energética, que irá abastecer todo o Nordeste brasileiro a partir do dia 01 de agosto. A iniciativa acontece graças a concessão para a empresa utilizar o crédito presumido do ICMS. Também foi concedido a condição de substituto tributário em relação às mercadorias sujeitas ao regime de substituição tributária (ICMS-ST), segundo os termos presentes no artigo 2º do Decreto Estadual nº 38.631/00.


De acordo com a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino, Alagoas tem se tornado um estado ideal para investimentos, oferecendo vantagens fiscais competitivas e mão de obra especializada. “Comemoramos cada vez que vemos uma indústria expandindo sua operação aqui no estado. A nossa política de incentivos fiscais é uma das prioridades do Governo de Alagoas, que está determinado a proporcionar um ambiente econômico saudável, sempre buscando novos investimentos, e a ampliação dos empreendimentos que já estão aqui”, pontuou a secretária.


“Isso é um reconhecimento do trabalho do Governo do Estado. Um investimento milionário como esse poderia ter sido feito em qualquer Unidade da Federação, no entanto Alagoas foi a escolhida porque aqui, neste momento, reúne as melhores condições de segurança jurídica, infraestrutura  e ambiente negocial. É uma multinacional que reconhece a estrutura hoje existente em nosso estado, começando agora em Alagoas a produção de um produto altamente popular”, destaca o secretário especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy.“


Essa ação reforça o compromisso da companhia com o desenvolvimento de Alagoas. A fábrica de Maceió é hoje a que produz o maior número de categorias de bebidas em toda a região. A categoria de energéticos é a que mais cresce no Brasil dentre as bebidas não alcóolicas. A produção em Alagoas será a primeira em nosso território e temos a expectativa de com ela dobrar o volume de vendas em 05 anos”, destaca o diretor de Estratégia e Marketing da Solar Coca-Cola, Juvenal Fonseca, detalhando a relevância do energético Monster para os planos da empresa.

 

 

Estado ideal para investir

 

Com um programa arrojado de incentivos, Alagoas atrai cada vez mais investimentos. A chegada de novos empreendimentos é viabilizada pelo Programa de Desenvolvimento Integrado (Prodesin), que oferece a redução de 92% no pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na saída dos produtos industrializados, além do diferimento do ICMS sobre os bens destinados ao ativo fixo, sobre a matéria-prima utilizada na fabricação de produtos e na aquisição interna de energia elétrica e gás natural.

 

Facilitando a prospecção de novos negócios, o governo do Estado lançou também o Guia de Investimentos de Alagoas. O documento, idealizado pela Sedics, apresenta um panorama técnico completo de Alagoas. Além de trazer dados atualizados e facilitar a vida dos investidores que pretendem se instalar em território alagoano. O Guia está disponível em português, inglês, espanhol e francês e a versão on-line pode ser acessada no site www.sedics.al.gov.br.