28/08/2023 17:58 | Agricultura

Circuito Leiteiro valoriza produtores e incentiva produção alagoana

3º Torneio Leiteiro de Poço de Pedras, em Belo Monte, deu pontapé na realização do circuito alagoano


3º Torneio Leiteiro de Poço das Pedras deu pontapé no Circuito Leiteiro Alagoano

Tatiane Gomes / Ascom Seagri


Tatiane Gomes / Ascom Seagri

O Circuito Leiteiro é uma das estratégias do Governo de Alagoas para o incentivo e a valorização da atividade leiteira no estado. Estruturada e organizada pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri), a série de eventos foi iniciada em Belo Monte, de quinta-feira (24) a sábado (26), no 3º Torneio Leiteiro de Poço de Pedras.

 

A competição foi realizada numa parceria entre a Seagri, a Associação dos Produtores de Leite do Assentamento Poço de Pedra, Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) e a Prefeitura de Belo Monte. O torneio reuniu 17 produtores de leite e 22 animais na disputa, e contou com premiações para as categorias Vaca Adulta e Vaca Jovem.  


“O Governo de Alagoas está investindo, através da Secretaria de Agricultura, mais de meio milhão de reais nos torneios leiteiros que serão realizados até dezembro. São mais de 20 eventos que beneficiam mais de 3 mil produtores de leite da agricultura familiar. Esse é um fomento voltado para a cadeia produtiva do leite alagoana”, explicou o secretário executivo da Seagri, David Nunes, que participou da cerimônia de premiação em Belo Monte. 




Os grandes campeões do Torneio Leiteiro do Assentamento de Poço de Pedras foram os produtores Paulo Jorge, com a vaca adulta Galega, que registrou um total de 88,400 kg de leite na competição, e Sérgio Santos, com a vaca jovem Moderna, que registrou 64,900 kg de leite durante os dias de evento. A produção média diária de leite da vaca adulta passou de 44 kg e a da vaca jovem foi de 32 kg. 


O superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Ademilson Neris, explicou que os torneios leiteiros são oportunidades para trazer tecnologia, conhecimento, abertura de negócios e exposição da genética leiteira da agricultura familiar. “Participaram desse torneio produtores que estão evoluindo a cada ano, e o apoio do Governo de Alagoas dá condições para que eles possam trabalhar no melhoramento genético do rebanho leiteiro, principalmente com a perspectiva de novas empresas se instalando no estado”, avaliou o superintendente. 




O produtor Paulo Jorge contou que a vaca Galega foi campeã em outros anos na categoria Vaca Jovem e, agora, conquistou o 1º lugar na disputa na categoria Vaca Adulta. Com a premiação, ele vai conseguir investir mais na produção de leite do rebanho. “Isso incentiva os produtores a participar de outros torneios.  Eu pretendo crescer meu rebanho e continuar produzindo meu leite e sustentando minha família”, revelou Paulo. 


Ao final do Circuito Leiteiro, será divulgado um ranking com a produção dos animais. Os torneios leiteiros são chancelados pela Associação dos Criadores de Alagoas (ACA).