22/05/2023 19:33 | Meio Ambiente

Ilustração

Maria Villanova, sob supervisão

Chuvas persistem nos próximos dias, alerta Semarh

Municípios localizados na Zona da Mata, Baixo São Francisco e Litoral serão os mais afetados.

Por Maria Villanova, sob supervisão

Desde a última sexta-feira (19), Alagoas vem registrando um intenso volume de chuvas, principalmente na região da Zona da Mata, Baixo São Francisco e Litoral. E a previsão para esta semana permanece igual. Dados meteorológicos colhidos e analisados pelos meteorologistas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) mostram que ainda há bastante acumulado de chuva, que devem durar até o fim da semana.

“Nos primeiros dias desta semana, a previsão é de chuva num volume bem menor que o registrado no sábado e domingo. Já na quinta e na sexta próximas deve voltar a chover forte no Estado, sobretudo na porção Leste e na Região Metropolitana, sendo esperados volumes expressivos. A Semarh permanece monitorando os dados durante todo o período, atualizando a população e as autoridades em casos de maior atenção”, relata o superintendente em Prevenção de Desastres Naturais, Vinícius Pinho.

Apesar da diminuição das chuvas nas próximas 48 horas, o período ainda necessita de cuidado e atenção, uma vez que a continuidade do período chuvoso mantém o solo saturado, o que pode ocasionar deslizamentos de barreiras e encostas. O alto volume das chuvas também pode causar alagamentos, principalmente em áreas de deficiência de drenagem urbana.

Os principais rios e lagoas do Estado seguem sendo observados 24 horas por dia. Contudo, até o momento, não há risco de transbordamento, mantendo-se ainda em um nível dentro do esperado. A explicação é que não choveu significativamente nas nascentes dos rios, que ficam em Pernambuco, e as chuvas em Alagoas não foram suficientes para gerar alertas, pois o nível da água continua dentro do esperado.

“O período chuvoso em Alagoas gera bastante atenção na Semarh, e a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais segue monitorando as condições meteorológicas em todo o Estado, assim como o nível dos rios, mantendo a população e as autoridades estaduais e municipais atualizadas, atuando diretamente na mitigação das consequências dos desastres naturais, buscando, na análise dos dados, garantir a proteção do povo alagoano”, reforça o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gino César.

O acompanhamento diário da previsão do tempo, assim como o monitoramento dos níveis dos principais rios podem ser feitos pelo website da Semarh, pelos links http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao e http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/monitoramento-hidrologico.