Central de Intérpretes de Libras volta a atender comunidade surda de Alagoas
Secdef reativou serviço que disponibiliza intérpretes para acompanharem pessoas com deficiência auditiva em atendimentos no serviço público
O acompanhamento pode ser presencial ou virtual e deve ser agendado com antecedência.
Augusto Costa / Ascom Secdef
Lívia Holanda / Ascom Secdef
O Governo de Alagoas reabriu, por meio da Secretaria da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), a Central de Intérpretes de Libras (CIL). O equipamento dá às pessoas surdas a possibilidade de serem acompanhadas por um intérprete de Libras-Português em atendimentos no serviço público, proporcionando, assim, acessibilidade e dignidade a esses cidadãos.
O acompanhamento pode ser presencial ou virtual, mas precisa ser agendado com antecedência. O interessado deve mandar e-mail para cil@secdef.al.gov.br ou fazer uma chamada de vídeo para o número (82) 98884-5403. Pode, também, agendar presencialmente na CIL, que está funcionando na sede da Secdef, na Rua Cincinato Pinto, 348, andar térreo, no centro de Maceió.
Os intérpretes da CIL estão disponíveis para atender demandas referentes aos serviços públicos. Marcações de consultas médicas no âmbito do SUS, solicitações para a emissão de documentos como RG, CPF, carteira de trabalho e entrevistas de emprego no âmbito das agências públicas de trabalho são exemplos de acompanhamentos que podem ser feitos pela Central. Interpretações em escolas, faculdades, eventos e em empresas privadas como lojas e restaurantes não são atribuições dos intérpretes da CIL.
A secretária da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Aline Rodrigues, ressalta a importância de o governo retomar esse atendimento. “Os serviços públicos devem atender a todos os cidadãos e, para isso, precisam dispor de recursos de acessibilidade. A CIL é um desses recursos. A comunidade surda de Alagoas estava ansiosa por sua reabertura”, afirmou.
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