16/08/2023 12:53 | ServiçosSegurançaDesenvolvimento Humano

Casal promove palestra sobre Agosto Lilás para colaboradores de Arapiraca

Dezessete anos da Lei Maria da Penha também foi um dos temas do encontro


Advogada Verônica Vieira Nascimento (blusa laranja) fala para funcionários Casal sobre o Agosto Lilás

Evilásio Almeida / Ascom Casal


Evilásio Almeida / Ascom Casal

Funcionários da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), em Arapiraca, participaram, na manhã dessa terça-feira (15), de uma palestra que teve como tema “Agosto Lilás: 17 anos da Lei Maria da Penha”.


O encontro ocorreu no auditório da empresa e foi conduzido pela advogada Verônica Vieira Nascimento e pela assistente social Gleyce Iara, ambas da equipe multidisciplinar do Juizado da Mulher, no município. A ação faz parte do programa Empresas Promotoras da Saúde, da Secretaria de Saúde de Arapiraca, do qual a Casal é integrante.


 Durante a reunião, os participantes interagiram com questionamentos sobre diversos assuntos, entre eles a violência física e psicológica, e amparo e proteção às vítimas. Além disso, as palestrantes destacaram a importância do Ligue 180, central de atendimento à mulher que funciona 24 horas por dia, gratuito e confidencial.




 A gerente de Parcerias (Gepar) da Casal, e uma das organizadoras do evento, Maria Aparecida Torres, disse que essas discussões são muito importantes para todos os trabalhadores da companhia. “Nós sempre promovemos esses momentos, trazendo especialistas que possam discutir temas relevantes e instruir os nossos colaboradores”, reforçou.


 A advogada Verônica Vieira agradeceu o convite da Casal e destacou o compromisso da companhia para com debates como esses de interesse de toda a sociedade. “Essa mesa redonda foi excelente, pois tivemos a participação efetiva dos funcionários, homens e mulheres da empresa, que buscaram respostas de muitas perguntas sobre o Agosto Lilás e a Lei maria da Penha”, salientou.




 Ao final da palestra, o colaborador da Casal Ronaldo de Serqueira Santos declamou uma poesia em homenagem às mulheres, tendo como mote violência contra à mulher. Confira a seguir:

 

“Viver a dois é difícil


Um teste de paciência


Alguns filósofos falam


Que precisa de inteligência


Além de tudo muita calma


Muito amor e competência


Agredir e pedir desculpa


O amor está voltando


Só que logo depois


A violência o acompanhando


Algo preocupante


Não estou acreditando

 

Classe alta, média e baixa


A violência maldita


Casais educadíssimos


Tapas, socos à vista


Para os estudiosos


Isso é uma coisa esquisita

 

Violência não vale


Principalmente contra a mulher


Existe aí a sensibilidade


Já se sabe como é


Faça uns carinhos nela


Somente se ela quiser”.