28/06/2023 17:54 | Meio Ambiente

Casal encerra atividades do Mês do Meio Ambiente com plantio de mudas

Funcionários da Companhia visitaram a APA Catolé, na manhã desta quarta-feira (28)



Evilásio Almeida / Ascom Casal

Gestores e colaboradores da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) visitaram na manhã desta quarta-feira (28), a Área de Proteção Ambiental (APA) Catolé & Fernão Velho, em Maceió. O lugar é protegido pela Lei 5.347/1992, que foi criada com o objetivo de preservar as características dos ambientes naturais e ordenar a ocupação e o uso do solo.


Na área, onde fica a barragem do Catolé, a Companhia faz a captação, tratamento e produção de água por meio de dois sistemas: Aviação e Catolé-Cardoso, que representam cerca de 15 % do abastecimento da capital. Atualmente, a água produzida é entregue à concessionária BRK para que seja distribuída aos consumidores maceioenses.


Na visita ocorrida hoje, os funcionários da Casal conheceram as estruturas hídricas e, oportunamente, plantaram  mudas de espécies nativas da mata atlântica dentro da APA. As atividades encerraram as celebrações alusivas ao mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado oficialmente em 5 de junho. 


A assessora técnica, Gevan Tenório, que representou o vice-presidente de Engenharia da Casal, Marcos Fred, falou sobre o compromisso da Companhia para com a proteção ambiental. “Estamos aqui para mais um plantio de mudas que serve como conscientização e reflexão quanto à proteção e preservação do meio ambiente e seus recursos. Afinal, árvore é um dos principais símbolos do meio ambiente; cada ação que a gente fizer hoje vai refletir no nosso amanhã”, destacou.


A gerente de Controle Ambiental da Companhia, Elane Pereira, também reafirmou a preocupação da empresa com a preservação da natureza. “A Casal está sempre atenta quanto aos cuidados que deve ter para proteger o meio ambiente, principalmente onde existem mananciais de abastecimento, de onde retiramos a nossa matéria-prima, a água”, reforçou.