21/12/2023 11:01 | Utilidade Pública

Casal dá dicas à população para se cuidar no verão

Companhia orienta sobre as precauções para manter-se saudável nesta época do ano


Casal preparou algumas dicas para serem utilizadas com a chegada do verão

Luanna Alves


Giovanna Dantas

O verão chegou e, com ele, as altas temperaturas também. Em decorrência do calor, o consumo de água aumenta e os cuidados com a saúde fazem-se necessários para o bom funcionamento do corpo. Por isso, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), pensando no bem-estar da população, preparou algumas dicas para serem utilizadas não apenas nesta estação, mas também em outras épocas do ano.


A água é um elemento importante na vida de toda pessoa, ela é essencial para a manutenção da saúde do corpo. Auxilia o bom funcionamento dos rins, ajuda a desintoxicar o organismo e a não reter líquidos, combate o envelhecimento e melhora a temperatura corporal.


Há um conceito geral de que o consumo diário adequado é de 2 a 3 litros de água por dia, porém, isso muda de acordo com a rotina do indivíduo, caso ele costume praticar exercício físico que acarreta numa perda hídrica maior, e sua capacidade corporal. Para calcular quanto se deve beber de líquido, é só multiplicar seu peso atual por 35. Uma pessoa que pesa 70 quilos, por exemplo, deve ingerir 2.450ml por dia (70 x 35 = 2450).


Nesta estação do ano, opte por alimentos naturais e frescos, consuma frutas e vegetais que contenham propriedades antioxidantes que reduzam riscos de doenças e  mantenha sempre uma boa hidratação para não perder sais minerais e água do seu organismo. Esses cuidados fazem a diferença nas altas temperaturas.


Ao se expor ao sol, faça o uso do protetor solar para proteger a pele, dê prioridade para aqueles que possuem FPS (fator de proteção solar) acima de 30. Evite exposição solar nos horários em que os raios ultravioletas estejam mais fortes, que são entre 10h da manhã e 4h da tarde.


Os cuidados com a pele devem ser salientados porque os raios solares podem causar queimaduras, manchas no rosto, envelhecimento precoce e, em casos mais avançados, aumentar o risco de adquirir câncer. O uso de acessórios que protejam as partes do corpo, como chapéus, bonés e óculos escuros, também ajudam na proteção da região facial.


Fique atento aos sinais, em caso de indisposição; cansaço; irritação; dor de cabeça; náusea; vômito e tontura procure exercer todos os cuidados acima. Além do mais, não se esqueça do mais importante: busque se hidratar com água de qualidade.