27/12/2022 15:30 | Justiça e Controle InternoDireitos Humanos

Casa de Direitos de Maceió realizou mais de 50 mil atendimentos em 2022

Equipamento foi reinaugurado nesta terça-feira (27) após passar por reforma em suas estruturas

Pei Fon, Vitor Beltrão e Victor Lopes

Everton Dimoni e Rafael Maynart

Durante a cerimônia de reinauguração da Casa de Direitos de Maceió, o governador Paulo Dantas e o secretário de Prevenção à Violência (Seprev), Kelmann Vieira, comemoraram os mais de 50 mil atendimentos realizados pelo espaço somente este ano, superando marcas anteriores. Localizado na Praça do Mirante do Jacintinho, após uma grande reforma, que permitiu a ampliação do atendimento, o novo ambiente vai proporcionar mais conforto e comodidade aos usuários e aos profissionais que ali atuam.

Em 2022, a Casa de Direitos de Maceió promoveu uma série de ações, programas e parcerias para a efetivação de políticas fundamentais na área de justiça, promoção da cidadania e estratégias para redução da violência no Estado, beneficiando, principalmente, pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“A Casa de Direitos é um marco para o Estado de Alagoas, um projeto consolidado que beneficia todos os anos dezenas de milhares de pessoas e que agora dará um salto na oferta desses serviços. O próximo passo é implantar mais duas Casas de Direitos no interior, pois entendemos que quando o Estado leva cidadania para a população está contribuindo efetivamente para prevenir a violência, e é isso que todos queremos”, afirmou o governador Paulo Dantas.

Entre os serviços disponibilizados no espaço estão a emissão da Carteira de Identidade, CPF, Título Eleitoral e de outros documentos, mediação de conflitos, consultas jurídicas, assistência ao trabalhador, à pessoa idosa, entre outros serviços essenciais. Para emissão de RG é preciso agendamento, porque é feito de forma presencial,  os demais serviços, são realizados por ordem de chegada. A Casa de Direitos de Maceió está localizada na Praça do Mirante do Jacintinho, em Maceió, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O secretário Kelmann Vieira destacou que, em 2022, a Casa de Direitos de Maceió promoveu uma série de ações, programas e parcerias para a efetivação de políticas fundamentais na área de justiça, promoção da cidadania e estratégias para redução da violência em Alagoas, beneficiando, principalmente, pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“Foram mais de 50 mil atendimentos realizados em 2022 somente na capital. Com isso estamos aproximando os serviços oferecidos pelo Estado de quem mais precisa. Para isso, contamos com os núcleos especializados do Tribunal de Justiça de Alagoas, da Defensoria Pública Estadual e do Instituto de Identificação, além do Núcleo de Atendimento à Pessoa Idosa (NAPI) e do Núcleo de Atendimento ao Trabalhador (NAT), facilitando a vida do cidadão alagoano com serviços especializados e atendimento facilitado”, disse o secretário.

A senhora Neide Gates, moradora do Conjunto Caetés, foi a primeira usuária a ser atendida pelas equipes da Casa de Direitos, logo após a reabertura, e saiu muito satisfeita com o que viu. “Achei tudo muito lindo e aconchegante. Eu vim buscar meu documento de RG que já ficou pronto e me deparei com essa mudança tão grande. O atendimento foi fácil e rápido. Tenho certeza que voltarei para resolver outras demandas”, disse.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a do vice-governador eleito Ronaldo Lessa, da secretária Chefe do Gabinete Civil, Luiza Barreiros; do secretário do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral; do desembargador Tutmés Airan; do deputado Federal eleito, Luciano Amaral; dos deputados estaduais Silvio Camelo, Dudu Ronalsa, Flávia Cavalcante, Davi Maia e Lobão; dos vereadores Cau Moreira, Brivaldo Marques e Samyr Malta; do prefeito de Matriz de Camaragibe, Fernando Cavalcante e do ex-deputado estadual Cícero Cavalcante.

Para maiores informações sobre os serviços oferecidos na Casa de Direitos entrar em contato pelo telefone (82) 3315-8210.