06/01/2023 15:52 | ServiçosAssistência Social

Casa de Direitos de Arapiraca registra 20.168 atendimentos em 2022

Equipamento da Seprev atende à população de Arapiraca e outros 13 municípios do Agreste


Casa de Direitos em Arapiraca é um marco para a região e efetiva a interiorização dos serviços oferecidos pela Seprev

Vitor Beltrão / Ascom Seprev


Everton Dimoni / Ascom Seprev

A Casa de Direitos de Arapiraca realizou, em 2022, uma série de serviços e ações para a efetivação de políticas fundamentais na área de justiça, promoção da cidadania e estratégias para redução da violência no Estado. Somente neste ano, o equipamento da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) realizou 20.168 atendimentos à população, beneficiando quem mais precisa.

 

“A implantação da Casa de Direitos em Arapiraca é um marco para a região e efetiva a interiorização dos serviços oferecidos pela Seprev. Já são dezenas de milhares de alagoanos beneficiados, e o Governo de Alagoas, sob o comando do governador Paulo Dantas, pretende ampliar ainda mais esse atendimento em 2023”, afirma o titular da Seprev, Kelmann Vieira.

 

Os atendimentos realizados em 2022 foram oferecidos pelos núcleos que funcionam dentro da Casa de Direitos: Núcleo do Instituto de Identificação (7.492), Núcleo de Atendimento à Criança Vítima de Violência (4.277), Núcleo de Justiça Comunitária (3.571), Núcleo de Atendimento à Mulher Vítima de Violência (1.729), Núcleo da Defensoria Pública Estadual (1068), Núcleo de Atendimento à Pessoa Idosa (793) e o Núcleo do Tribunal de Justiça (72), além dos atendimentos ofertados em ações itinerantes do Mutirão da Cidadania (1163).

 

Para o superintendente de Prevenção à Violência e Promoção da Cidadania da Seprev, Charles Tavares, a Casa de Direitos de Arapiraca vem aproximando os serviços oferecidos pelo Estado da população do Agreste.

 

“Aqui oferecemos um leque amplo de serviços que levam cidadania à população. Entendemos que a sociedade, de um modo geral, tem a necessidade deste atendimento facilitado, e a Casa de Direitos está aqui em Arapiraca para aproximar esses serviços do povo e servir ao cidadão alagoano no que estiver ao nosso alcance”, disse Tavares.

 

Thomas Arthur, coordenador da Casa de Direitos de Arapiraca, ressalta que além do município-base, a Casa de Direitos contempla a população de outras 12 cidades da região Agreste: São Sebastião, Feira Grande, Campo Alegre, Limoeiro de Anadia, Craíbas, Igaci, Lagoa da Canoa, Girau do Ponciano, Campo Grande, Olho d'Água Grande, Coité do Nóia e Traipu.

 

“Inaugurada em agosto de 2021, a Casa de Direitos rapidamente se tornou referência para a população do Agreste e tem beneficiado, principalmente, pessoas em situação de vulnerabilidade social. Disponibilizar o acesso a direitos básicos também é uma forma de prevenir a violência contra a população, por isso o Governo do Estado, por meio da Seprev, está constantemente implementando ações para fortalecer a promoção da cidadania em todo o estado de Alagoas”, afirmou o coordenador.

 

Para quem precisa de atendimento, a Casa de Direitos de Arapiraca fica localizada na Rua João Paulo II, 50, no bairro Alto do Cruzeiro. O atendimento acontece das 8h às 17h e pode ser agendado pelo número (82) 9-98752-2261.