08/02/2024 16:10 | Turismo

Carnaval 2024: Alagoas registra 87% de ocupação em hotéis e pousadas

Com mais de 51 mil leitos em Alagoas, é estimado que mais de 45 mil leitos estejam ocupados durante o carnaval no estado


Estima-se que mais de 45 mil leitos estejam ocupados durante o carnaval no estado

Kaio Fragoso


Thyeres Medeiros / Ascom Setur

O turismo de Alagoas segue aquecido e o período de Carnaval deve ser movimentado. Em média, os hotéis e pousadas do estado registram ocupação de 87% para os dias de folia. O índice é ainda maior para os empreendimentos cinco estrelas, que registram ocupação de 96%.

No caso dos resorts, que contam com grande infraestrutura de lazer, a taxa de ocupação também supera os 90% em Alagoas. A média geral de ocupação segue um patamar semelhante ao ano passado, mas a Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur) ressalta que diversos empreendimentos foram ampliados ou inaugurados ao longo de 2023, aumentando a oferta de leitos. Portanto, mesmo apresentando uma porcentagem média de ocupação semelhante entre 2024 e 2023, o saldo de leitos ocupados este ano é ainda maior que o registrado no ano passado.

Para a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, o resultado positivo do setor reforça o trabalho que une a iniciativa privada com o poder público. “Estamos cada vez mais alinhados para desenvolvermos políticas públicas que atendam de fato às demandas do setor. Traçamos também as estratégias de promoção do destino em mercados nacionais e internacionais estratégicos para conseguirmos resultados tão positivos como esse”, destacou a secretária.


De acordo com dados da Setur, é estimado que cerca mais de 45 mil leitos estejam ocupados durante o carnaval em Alagoas, levando em consideração que a rede hoteleira do estado expandiu e conta com mais de 51 mil leitos.

Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL) o resultado simboliza uma linha de partida para novos investimentos privados e públicos no desenvolvimento da cadeia turística. “Podemos ver que o trabalho feito ao longo do ano pela ABIH/AL, pelas entidades do turismo, em parceria com o poder público tem dado resultado, fomentando um setor que abrange mais de 100 atividades, direta e indiretamente, desde o vendedor de coco, o taxista, o garçom, até os hotéis”, finalizou o presidente.