29/02/2024 16:12 | Assistência Social

Câmara Intersetorial estabelece comissão para elaborar o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

Trabalho será realizado de forma conjunta entre Seades; Sesau; Seduc; Seagri; Gabinete Civil e Emater, com a colaboração do Consea/AL.

Encontro reuniu representantes de várias secretarias de Estado

Natália Xavier / Ascom Seades

Beatriz Saldanha / Ascom Seades

Em reunião realizada nesta quarta-feira (28), na sede da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), membros da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) estabeleceram a comissão que irá elaborar o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Alagoas.

No encontro conduzido pela presidenta da Caisan, secretária Kátia Born (Seades), ficou definido que a comissão será composta pela Seades e pelas secretarias de Estado da Saúde; da Educação; da Agricultura, do Gabinete Civil, além da Emater e com a colaboração do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/AL).

Também foram debatidos diversos temas como a importação de alimentos no estado, contratação de empresa para elaboração do Plano SAN, adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e implantação do Consea nos municípios. Essas ações irão colaborar de forma efetiva no combate às desigualdades sociais, com o objetivo de promover a segurança alimentar necessária para a população que vive em situação de pobreza e extrema pobreza.

“A Caisan está disponibilizando todos os instrumentos necessários para auxiliar os municípios na criação dos conselhos municipais de segurança alimentar e nutricional. Essa etapa é imprescindível para a elaboração de um plano estadual eficaz, para que possamos mapear as necessidades e particularidades de cada cidade. Além de possibilitar que recursos dos governos federal e estadual cheguem à população que mais precisa”, disse Kátia Born.

Participaram da reunião representantes da Seades, Seduc, Semudh, Seagri, Gabinete Civil e Emater.

O que faz a Câmara Intersetorial

A Caisan integra o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e tem como competência, entre outras, articular e estimular a integração das políticas e dos planos de segurança alimentar e nutricional no Estado, assegurar o encaminhamento das recomendações do Consea aos órgãos de governo, acompanhar sua análise e as providências adotadas e apresentar relatórios periódicos ao conselho.