23/10/2023 16:39 | Cultura

As apresentações acontecem nos dia 28 e 29 de outubro

Neno Canuto / Agência Alagoas

Ryan Charles / Ascom Secult

O município de Cajueiro, localizado a 70 Km de Maceió, recebe, entre os dias 25 e 29 de outubro, a 20ª Mostra Alagoana de Dança. O evento, que é gratuito, é uma realização do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).

A mostra tem o objetivo de expandir e fortalecer o talento dos artistas de dança do estado em diferentes gêneros e ritmos, e é ainda um momento de integração entre os participantes do universo da dança. As apresentações acontecem em dois dias: no dia 28, às 19h, e no dia 29, às 16h, na Avenida Antônio de Miranda Cabral - rua fechada em frente à prefeitura.

Além das apresentações, a cidade também recebe a Oficina de Dança Contemporânea com o professor premiado e atuante na área há mais de 15 anos, Edson Santos. As oficinas acontecem nos dias 25, 26 e 27 de outubro no Ginásio do Projeto Porta Aberta, da Secretaria de Assistência Social de Cajueiro, das 19h às 20h30, e são gratuitas. Para participar, os interessados devem fazer a inscrição na sede da Secretaria Municipal de Cultura de Cajueiro, na Avenida Antônio de Miranda, S/N, Centro.

"Alagoas é um celeiro de talentos, e a cada edição, aprimoramos as atividades da mostra. Nosso objetivo é proporcionar aos artistas locais um intercâmbio de aprendizado em todas as vertentes, visando o crescimento contínuo de nossa cultura e a expansão constante de oportunidades para nossos artistas", declarou Janinne Miranda, superintendente de Políticas Culturais.

Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, o evento é uma maneira de divulgar a cultura alagoana por meio da dança, destacando a importância das oficinas para a capacitação dos profissionais alagoanos. "As oficinas são oportunidade de capacitar nossos artistas e também de descobrir novos talentos na dança", destacou.

Edson Santos

Edson Santos é um graduado em Licenciatura em Dança pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Sua jornada no mundo da dança começou em 2009, quando passou a integrar diversos grupos de dança que abrangiam uma ampla gama de gêneros. Além disso, ele aprimorou suas habilidades através de um curso dedicado ao frevo, e participou de diversos festivais, tanto no cenário nacional, como internacional.

Sua dedicação vai além do palco, uma vez que Edson também é o fundador de alguns grupos de frevo em Maceió, notavelmente o Pintando o Frevo, criado em 2011. Atualmente, ele realiza pesquisas relacionadas à história recente do frevo em Maceió, que se tornou o tema central de seu Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação. Ao mesmo tempo, ele continua como membro ativo do grupo CIA do Pé, uma parceria que já dura quase 12 anos e tem sido fundamental em sua trajetória profissional.