22/01/2024 16:49 | Segurança

Cadetes da Polícia Militar concluem estágio de Rotam

Cinquenta e dois futuros oficiais passaram por treinamento de Ronda Ostensiva Tática Motorizada

Solenidade marca o encerramento de mais uma etapa de preparação

Ascom PMAL

Ascom / PMAL

Oriundos do último concurso público, os futuros oficiais da Polícia Militar de Alagoas, integrantes do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO I), acabam de concluir o Estágio Acadêmico de Ronda Ostensiva Tática Motorizada, ou simplesmente Rotam. A atividade, que se estendeu entre os dias 9 e 20 de janeiro, capacitou 52 cadetes matriculados na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM).

A solenidade que marca o encerramento desta etapa foi realizada na manhã desta segunda-feira (22) no auditório da APMSAM, no Trapiche da Barra, em Maceió, e foi presidida pelo comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim. O oficial superior parabenizou a APMSAM pelo brilhante trabalho que vem sendo desenvolvido e pelos integrantes da Rotam.

Em sua fala voltada aos cadetes, o comandante-geral traçou orientações quando à formação dos militares que estão a caminho do oficialato. “Sejam recordistas na superação, em hoje ser melhor do que ontem, em cuidar da mente, na busca pela excelência. Parabéns por mais conhecimento adquirido. Nunca deixem a chama essa chama se apagar e avancem para o segundo ano em mais um passo em direção ao aspirantado”, enfatizou o coronel.

A mesa de honra foi composta também pelo subcomandante-geral, coronel Neyvaldo Amorim, pelo comandante da APM, tenente-coronel Mário Xavier e seu subcomandante, major Jeferson Canuto; pelo tenente-coronel Bruno de Lima Lins, comandante do BPM de Rotam e pelo major Antônio Umbelino, chefe da Seção de Planejamento Educacional e Formação Continuada da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP).

Durante o evento, foi realizada a entrega dos certificados aos concluintes com destaque para o primeiro, o segundo e o terceiro colocados, respectivamente, Luís Felipe da Silva, João Vitor Calixto Rocha e Erivaldo Marinho Pita Neto. Em seguida, foram homenageados os integrantes do corpo técnico de ensino, os oficiais e praças que atuaram como instrutores e monitores durante o estágio.

Estágio Acadêmico de Rotam

Com 85 horas-aula, a iniciativa foi desenvolvida para promover e ampliar a capacitação técnico-profissional dos discentes, conforme o plano de Estágio, pautada nos princípios da legalidade que, por sua vez, devem nortear a atuação dos profissionais de segurança pública.

O treinamento contou também com a coordenação geral do comandante do Batalhão de ROTAM, tenente-coronel Lima Lins, e coordenação técnica/operacional do tenente Paulo Brasil. O Batalhão de Rotam é uma unidade especializada no patrulhamento tático motorizado no âmbito da PM, e atua em todo o território alagoano.

A dinâmica dos treinamentos se desenvolveu com palestras, demonstrações e práticas individuais e coletivas. A grade curricular incluiu o ensino da doutrina de Rotam, técnicas individuais de combate, armamento e munição, uso diferenciado da força e instrumentos de menor potencial ofensivo e defesa policial. Incluiu também instruções sobre a doutrina de motopratrulhamento tático, conduta de patrulha, choque ligeiro, atendimento pré-hospitalar tático, abordagem policial, entre outras técnicas e atribuições específicas à rotina de operações de Rotam.