06/02/2024 15:25 | SaúdeTrânsito

Bloquinho de carnaval alerta usuários do Hospital Regional da Mata sobre perigos no trânsito

Parceria do Detran com a Secretaria de Saúde levou conscientização e diversão para unidade hospitalar

Bloquinho foi aprovado pelos acompanhantes e pacientes

Leandro Santos / Ascom Detran

Kamylla Lima / Ascom Detran

No ritmo da segurança, os pacientes do Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares, tiveram uma manhã diferente nesta terça-feira (6). Um bloquinho de carnaval percorreu as principais alas e enfermarias para alertar sobre as boas práticas no trânsito. A iniciativa inovadora é resultado de uma parceria do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) com o HRM.

O bloquinho é uma alternativa lúdica para conscientizar sobre as condutas corretas no trânsito. Cerca de 80% dos pacientes da ala de trauma do HRM são vítimas de sinistros de trânsito. A unidade hospitalar recebe pacientes dos municípios de União dos Palmares, Campestre, Jundiá, Novo Lino, Colônia Leopoldina, São José da Laje, Santana do Mundaú, Joaquim Gomes, Branquinha, Murici e Ibateguara.

Quem estava na recepção do Centro de Referência Regional da Mata recebeu orientações sobre segurança no trânsito. Logo em seguida, vestindo adereços carnavalescos e ao som de marchinhas, um grupo de profissionais do hospital e uma equipe da Superintendência de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran visitaram as enfermarias de trauma, conversando com os pacientes sobre as condutas viárias seguras.

O bloquinho foi aprovado pelos acompanhantes e pacientes. Uma delas é a autônoma Priscila do Nascimento, de 41 anos, que foi vítima de um acidente de trânsito recentemente. “Sofri um acidente de moto quando estava voltando do trabalho para casa, por isso hoje sei o quanto é importante a segurança no trânsito. As pessoas precisam ser alertadas que a folia não pode ultrapassar a responsabilidade”, afirmou.

A superintendente de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, Sonály Bastos, explica que o momento é estratégico para conscientizar as pessoas: “Os índices de vítimas de sinistros de trânsito estão altíssimos na região. Então, pensamos em uma forma descontraída para instruir as pessoas. Fomos convidados pelo HRM e, de forma inédita, por meio do bloquinho, instruímos sobre os riscos de misturar álcool e direção. O Detran está sempre buscando inovar e multiplicar a conscientização sobre as boas práticas no trânsito”.

A diretora-geral do Hospital Regional da Mata, Geany Vergeth, destacou que a parceria da unidade hospitalar com o Departamento de Trânsito deve ser replicada.  “O Carnaval é uma oportunidade para se divertir, mas com responsabilidade. Álcool e direção não combinam. Os acidentes de motos na nossa região são muito comuns, e às vezes acontecem por alguma imprudência ou o uso de bebida alcoólica. Por isso, é importante que os condutores usem os veículos com muita sensatez”, reforçou.

A ação foi encerrada com uma palestra de direção e pilotagem defensiva para os funcionários. Eles receberam diversas orientações sobre o uso de equipamentos de segurança e como lidar com situações adversas no trânsito. Ao final, participaram de jogos educativos com a temática do trânsito e sorteio de brindes.