04/04/2024 14:47 | Segurança

Batalhão Escolar promove 1º encontro com temas alusivos à segurança de alunos e professores

Durante o evento, o tenente Paulo Rodrigues ministrou uma palestra com abordagens sobre a paz

Ascom PM-AL

O Batalhão de Polícia Escolar (BPEsc) promoveu na manhã desta quinta-feira (4), no auditório da Uninassau, o primeiro dia do I Encontro alusivo à Paz na Comunidade Escolar. O evento foi realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e tem o objetivo de abordar questões importantes relacionadas à segurança no ambiente escolar, visando garantir um clima tranquilo para os alunos, professores e funcionários.

Neste primeiro dia, o evento contou com a participação dos gestores e vigilantes das escolas públicas estaduais da região metropolitana, além de representantes de órgãos como o Setor de Articulação e Prevenção da Secretaria de Segurança Pública, Programa Ronda no Bairro, Guarda Municipal de Maceió e Conselho Tutelar. O segundo dia do evento está previsto para essa sexta (5), a partir das 8h, desta vez envolvendo os gestores das escolas públicas municipais.

Na ocasião, foi apresentada a missão, os planejamentos operacionais e os dados estatísticos do BPESc, seguido de um momento de interação entre os participantes.

Durante o evento, o tenente Paulo Rodrigues ministrou uma palestra sobre o tema do encontro, abordando as medidas de segurança preventivas e repressivas a serem adotadas em possível cenário de crise. Para ele, momentos como este servem para aproximar todos aqueles que estão relacionados à área escolar, observando a importância do desempenho de cada função.

“É importante que todos possam ter ciência de sua importância na promoção de um ambiente escolar tranquilo e seguro. Gestores, alunos, pais e funcionários podem colaborar para manter este ambiente e a função da Polícia Militar é exatamente estar atenta, instruindo e mantendo-se à disposição das demandas da comunidade escolar”, destacou.

Participaram do evento a secretária-executiva de Educação, Sandra Vitorino; representando a SSP, tenente-coronel Iran Rego e capitão Alex Acioli; a subcomandante do BPEsc, major Noemi Firmo e do Oficial de Ligação da Base Comunitária do conjunto Carminha, tenente José Lima.