24/08/2023 10:49 | Gestão e Finanças

Auditor fiscal João de Assis recebe homenagem em assembleia da Febrafite

Homenageado foi vítima de homicídio enquanto realizava trabalho de fiscalização na cidade de Maceió, em agosto de 2022


No período de apuração sobre o crime, a Febrafite cobrou célere e rigorosa apuração do caso

Ivo Neto


Guilherme / Ascom Sefaz

O auditor fiscal da Receita Estadual da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) João de Assis, vítima de homicídio no exercício regular de suas funções de fiscalização no ano passado, recebeu homenagem durante a realização da assembleia geral extraordinária do Conselho Deliberativo da Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), nesta quarta-feira (23), em Maceió.


A homenagem por sua dedicação, honradez e alto espírito público se deu na abertura do evento e foi realizada pelo auditor fiscal da Sefaz-AL Carlos Alberto, que compartilhou da experiência de trabalho ao lado de seu amigo.




“Falar de João de Assis é muito fácil, eu não preparei nenhum discurso porque eu vim falar de algo que está no meu coração. Ele era uma pessoa que procurava ser justo nas suas fiscalizações, não era uma pessoa que cobrava bases de cálculos orbitantes, sempre era razoável em todos os seus processos. Era uma pessoa de reputação ilibada, irrepreensível, e esse assassinato realmente nos comoveu sobremaneira”, disse.




Na ocasião, a secretária de estado da Fazenda de Alagoas, Renata dos Santos, destacou a importância do trabalho de João de Assis e o legado deixado pelo auditor. “Essa tragédia não foi algo só contra o João e sua família. Ele era um servidor exemplar e isso é algo que atinge diretamente Alagoas, atinge a sociedade alagoana. Quero dizer que não só o fisco como o Estado de Alagoas inteiro está à disposição da família para apoiá-los. Sabemos que não tem como reparar essa dor, mas que de alguma forma possamos acolhê-los e fazer com que vocês não se sintam ainda mais injustiçados”, destacou.


Em agosto de 2022, durante o período de apuração sobre o crime, a Febrafite cobrou célere e rigorosa apuração do caso. A iniciativa da homenagem foi realizada de forma conjunta entre Febrafite e Associação do Fisco de Alagoas (Asfal).


“João de Assis era um auditor fiscal íntegro, com reputação ilibada, que estava no exercício da função quando foi assassinado. Quando isso acontece, todos os auditores fiscais do Brasil são atacados, porque a nossa função é desrespeitada. Por isso, viemos aqui fazer essa homenagem e lembrar que casos como esses devem ser lembrados e a categoria também deve ser respeitada. Viemos também abraçar a família de João de Assis. É muito importante, porque esse acolhimento, essa solidariedade fazem parte da família do fisco brasileiro”, comentou o presidente da Febrafite, Rodrigo Spada.




A família de João de Assis esteve presente no evento. Sua esposa, Marta Magalhães Pinto, e seus filhos prestaram emocionantes homenagens ao patriarca. Marta compartilhou memórias sobre a personalidade brincalhona e o comprometimento de João com a família. Ela expressou o sentimento de perda e saudade e agradeceu o reconhecimento do esposo por meio das homenagens. Os filhos enfatizaram as lembranças carinhosas do pai, destacando sua presença constante, alegria e sorriso contagiante.


O encontro contou com a participação do coral do Lar São Domingos, instituição social cadastrada na Campanha Nota Fiscal Cidadã (NFC) da Sefaz-AL. Ainda estiveram presentes a secretária especial do Tesouro Estadual, Monique Souza; a secretária executiva de Gestão Interna, Paloma Tojal; e os demais gestores do órgão, bem como autoridades estaduais e nacionais.




“Um colega que no desempenho da função sempre a exerceu de forma exemplar, de forma correta e digna. Ele sempre foi para nós um exemplo do servidor público e é essa lembrança e essa memória que nós permaneceremos e faremos dele sempre vivo”, frisou o secretário especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy, elogiando a conduta exemplar de João de Assis como servidor público.