27/04/2023 16:24 | SegurançaSaúde

Atenção à saúde: em três meses, Seris proporciona 328 consultas médicas aos seus servidores

Na rotina do sistema prisional, profissionais são expostos a situações de estresse e riscos constantes, que podem afetar sua saúde de várias maneiras

Regina Carvalho/Ascom Seris

É prioridade do Governo de Alagoas e da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) a valorização do servidor público. Por isso, garantir a saúde física e mental dos trabalhadores é fundamental para a segurança e o bom funcionamento do sistema penitenciário.

No primeiro trimestre de 2023, foram realizados 328 atendimentos para tratamento e acompanhamento da saúde no sistema prisional de Alagoas. Nesse Período, foram 164 consultas de fisioterapia e 114 de psicoterapia.

“Esses profissionais estão expostos a situações de estresse e risco constantes, o que pode afetar sua saúde de várias maneiras. Uma das metas da Seris é o cuidado com o servidor público. Por isso, investe e amplia os atendimentos na área da saúde”, destaca a policial penal Danielah Lopes, gerente de Saúde da Seris.

Segundo ela, o Núcleo de Atendimento ao Servidor foi ampliado no mês de março devido à necessidade verificada nos diálogos com os servidores penitenciários. A adesão dos servidores é considerada positiva em relação aos serviços de cuidado com a saúde, assim como nas campanhas de educação e prevenção.

“O cuidado com a saúde do servidor penitenciário é importante porque os servidores são responsáveis pela segurança e pela custódia dos presos. Se um servidor estiver doente ou com problemas de saúde, isso pode afetar sua capacidade de realizar suas funções adequadamente e colocar em risco a segurança de todos os envolvidos. Por essas razões, é essencial que os servidores penitenciários recebam cuidados de saúde.”, explica a gerente de Saúde.   Atenção à saúde

Há poucas semanas, visando proporcionar cuidados essenciais aos trabalhadores do sistema prisional alagoano, a Seris passou a disponibilizar também consultas com clínico-geral e nutricionista. Esses profissionais de Medicina e Nutrição atendem uma vez por semana, somando-se aos de Fisioterapia, Odontologia e Psicoterapia, que passam a compor uma rede de atendimento aos servidores públicos da Seris.

Danielah Lopes destaca que a adaptação ao ambiente prisional pode trazer problemas pessoais à vida de servidores penitenciários, como alterações de traços da personalidade e do comportamento, às vezes afetando o relacionamento com a família e com os amigos.

Parcerias

Na área da saúde, a Seris proporciona ainda capacitações voltadas aos servidores, graças à parceria entre a pasta responsável pelo sistema prisional e as secretarias estadual e municipal de Saúde, atendendo à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP). “O cuidado com a saúde do servidor penitenciário é de extrema importância, pois o ambiente prisional pode expor a doenças e infecções, assim como potencializar o stress que poderá contribuir para o surgimento de problemas de saúde”, finaliza a gerente de Saúde da Seris.