03/11/2023 15:30 | Educação

Às vésperas do Enem, rede estadual promove os últimos aulões antes das provas

Em todo o estado, mais de 82 mil candidatos participam do exame, cuja aplicação começa no próximo domingo


Seduc percorreu o estado com aulões preparatórios para estudantes da rede estadual

Thiago Ataíde/Ascom Seduc


Ana Paula Lins / Ascom Seduc com informações do Inep

Às vésperas do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a rede estadual promove os últimos preparativos para que seus alunos cheguem confiantes e tranquilos para o exame. Além de ações em escolas estaduais, os estudantes da rede podem participar de um aulão especial no Centro de Convenções neste sábado (4). O evento é uma iniciativa da parceria entre o Movimento Avança Mais e as secretarias de Estado da Educação (Seduc) e do Turismo (Setur).


Durante a semana, a Seduc também promoveu aulões de revisão do Programa Foca no Enem no Youtube (canal Foca no Enem-AL) com conteúdos e dicas de Sociologia, Filosofia, História, Redação e Geografia. Nos últimos meses, a secretaria alternou aulões online e presenciais em todo o estado: entre maio e outubro foram realizados 13 aulões presenciais em Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Junqueiro, Penedo, Palmeira dos Índios, Viçosa, Santana do Ipanema, Matriz de Camaragibe, União dos Palmares e Batalha, atendendo 5.670 estudantes.


Além disso, nos últimos dias 28 e 29, uma parceria entre a Seduc e Organização Arnon de Mello (OAM) também contemplou mais de 10 mil estudantes com aulões simultâneos em Maceió e Arapiraca.  “Estamos muito confiantes em relação à participação e ao desempenho dos nossos estudantes no Enem deste ano. Desenvolvemos um trabalho de orientação e acompanhamento desde o início do ano letivo. Tivemos um calendário intenso de aulões presenciais, simulados e atividades mobilizadoras, além de aulas online diariamente para mobilizar e preparar esse público. Professores e coordenadores mentores, estudantes monitores e toda a equipe das escolas também se envolveram na mobilização desses estudantes desde a etapa da inscrição até a preparação para a prova”, relatou a gerente Especial para Exames do Ensino Médio da Seduc, Danielly Verçosa.


Os estudantes que participaram dos aulões elogiaram a iniciativa e se mostraram confiantes em relação às provas. “Gostei muito dos aulões, recebi diversas dicas dos professores. Há dois anos que estou me preparando”, contou Samuel Nunes, da Escola Estadual Arthur Ramos, de Arapiraca, que almeja uma vaga nos cursos de Direito ou Ciências Sociais.


“Para nós, que somos da rede estadual, foi muito bom termos momentos como este, onde aprendemos e nos preparamos ainda mais. Sou muito grata por essa oportunidade”, disse Esther Sampaio, da Escola Estadual Santos Dumont, de Rio Largo, que vai disputar uma vaga em Medicina.


O ENEM EM ALAGOAS 

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 82.762 candidatos farão o Enem em Alagoas. Este número representa um aumento de 32% em comparação com o ano de 2022 – quando 62.723 pessoas se inscreveram. No intervalo de um ano, foram 20 mil candidatos a mais. Pela rede estadual de ensino, 22.854 inscritos farão as provas – o equivalente a mais de 70% do quantitativo de estudantes concluintes do ensino médio em 2023 na rede estadual de ensino.


Vinte e seis municípios aplicarão as provas nos dias 5 e 12 de novembro em 219 locais de prova e 2.719 salas de aplicação em todo o estado: Maceió, Arapiraca, Atalaia, Batalha, Boca da Mata, Campo Alegre, Coruripe, Delmiro Gouveia, Água Branca, Girau do Ponciano, Igaci ,Marechal Deodoro, Olho d'Água das Flores, Palmeira dos Índios, Penedo, Pilar, Porto Calvo, Rio Largo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, Teotônio Vilela, Traipu, União dos Palmares e Viçosa.


Ainda segundo o Inep, as mulheres são maioria entre os candidatos alagoanos – 50.435 pessoas, o equivalente a 61% - enquanto os homens representam 39% (32.327 inscritos).


ORIENTAÇÕES PARA A PROVA 

Os candidatos que farão o Enem precisam chegar ao seu local de prova munidos de um documento de identificação com foto – Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho e Previdência Social, Passaporte, e-Título e CNH e RG Digitais - e caneta de tinta preta fabricada em material transparente. Embora não seja obrigatório, também é recomendável apresentar o Cartão de Confirmação de Inscrição.


A abertura dos portões será às 12h (horário de Brasília) e o fechamento às 13h. Início das provas previsto para 13h30 e término às 19h.