31/08/2023 11:10 | Turismo

Mestre Aberaldo, que atua com a madeira, participa da Mostra Arte dos Mestres

Divulgação/Artesol

Livia Leão

O artesanato alagoano será exibido na Feira - Exposição Arte dos Mestres, que ocorre entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro, no Espaço State, na Vila Leopoldina, em São Paulo. Peças de quatro mestres artesãos alagoanos, que são apoiados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), ocuparão o espaço. A ação é do Programa Alagoas Feita à Mão.

Serão expostas as obras da artista Sil da Capela, que atua com o barro, do artesão Antônio José; da Família Antônio de Dedé, que atua com o entalhe em madeira, do mestre Aberaldo, que trabalha com a madeira, e do artesão Jasson Gonçalves da Silva, que a partir do encaixe de galhos retorcidos de árvores típicas da caatinga – timbaúba, algarobeira e imburana –, reaproveita restos de madeiras secas descartadas, e cria carrancas, garrafas e cadeiras ornamentadas.

A iniciativa da Artesol, ONG dedicada à valorização do artesanato brasileiro, busca fomentar a troca genuína de experiências entre os visitantes e os artistas. Durante o evento, também será possível a comercialização das obras, com os interessados comprando diretamente dos artistas. A programação da Feira, além dos documentários, também conta com rodas de conversa abertas ao público, com participação dos artistas.

Alagoas Feita à Mão

O programa Alagoas Feita à Mão é realizado desde 2015, pelo Governo do Estado, com o objetivo de estruturar e valorizar o segmento artesanal alagoano, fomentando a geração de renda e o desenvolvimento socioeconômico da cadeia produtiva artesanal.