05/04/2024 14:07 | Tecnologia e Inovação

Apoiada pelo Governo de Alagoas, empresa Trakto fecha parceria inédita com o Google

Com o Trakto.Studio, as empresas objetivam escalar campanhas de marketing e anúncios


Solução deve ser usada em toda a América Latina e escalar mundialmente

Arquivo Pessoal - Trakto


Geysa Miranda e Valdenys Virtuoso - Ascom Secti

Há nove anos no mercado brasileiro, a Trakto, a primeira plataforma de design gráfico da América Latina, uma empresa 100% alagoana e apoiada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), fechou recentemente uma parceria inédita com a Big Tech Google. A Trakto.Studio, uma nova vertente da startup, que objetiva transformar ativos ao otimizar a criação e reprodução de campanhas de publicidade com o auxílio de Inteligência Artificial, tornando o processo mais efetivo e escalável, será uma solução de Alagoas para o mundo.

O projeto deve combinar os ­recursos da Trakto, que oferece designs prontos e personalizáveis para uso em diversas marcas, clientes, formatos e identidades, com as tecnologias do Google Cloud, um provedor de recursos de armazenamento em nuvem usado para desenvolver, implantar, operar, processar e compartilhar aplicativos online com infraestrutura de bancos de dados, e da Vertex AI, um modelo generativo de que facilita a construção, dimensionamento e aplicações baseadas em machine learning (aprendizado de máquina).

Em 2019, a Trakto foi a primeira startup do mundo a ser escolhida para ter um documentário produzido pelo Google for Startups, e, agora, é escolhida novamente para sanar os principais problemas do mercado publicitário digital e acelerar a disputa no domínio do mercado de algoritmos e big data, integrando-se ao Google Ads para atrair mais anunciantes que busquem soluções rápidas e com maior alcance. 

Essa parceria deve impulsionar os serviços de marketing e anúncios a nível continental e, eventualmente, em escala mundial, automatizando a produção e execução de materiais de divulgação, reservando mais tempo e espaço a estratégias de campanha mais precisas.

Para o CEO da Trakto, Paulo Tenório, essa conquista é uma vitória de Alagoas, do Nordeste, pois se trata da primeira parceria desse tipo no Brasil.

“Essa vitória é um grande marco para Trakto e para Alagoas e precisa ser celebrada. De todos os projetos analisados pelo Google, o nosso foi escolhido e essa é a primeira parceria desse tipo no Brasil. Assinamos contrato com o Google global, iniciando os trabalhos no nosso país e, logo, estendendo para toda América Latina. É tecnologia alagoana para o mundo”, disse Paulo.

O secretário da Secti, Silvio Bulhões, destacou o trabalho que o Governo de Alagoas vem desenvolvendo para expandir a tecnologia alagoana, fazendo com que elas tenham conhecimento mundial, assim como a Trakto, por meio de editais de subvenção econômica e apoio a projetos inovadores desde a base.

“Seguimos mudando o cenário da tecnologia e inovação em Alagoas, como nunca visto antes, com mais investimento e discussões que ajudem nossas empresas do ecossistema a alavancarem seus negócios e ter conquistas nacionais e internacionais. Hoje Alagoas exporta tecnologia para o mundo, com grandes talentos, e isso nos orgulha muito. Ficamos felizes com essa conquista da Trakto, uma empresa que o governo apoia em diversos projetos, a exemplo do Trakto Show”, afirmou o secretário.