14/12/2021 14:12 | Saúde

Ao completar dois anos nesta terça-feira (14), UPA do Tabuleiro registra mais de 235 mil atendimentos

Unidade de Pronto Atendimento assegura assistência de urgência à parte alta de Maceió e municípios da região metropolitana


Unidade conta com 19 leitos, sendo 15 de observação e quatro de urgência

Carla Cleto


Ruana Padilha

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tabuleiro do Martins completa dois anos nesta terça-feira (14) e contabiliza 235.915 atendimentos. Prestando assistência de urgência 24 horas, a unidade é referência em atendimento pré-hospitalar para moradores dos bairros Clima Bom, Santa Lúcia, Santos Dumont, Fernão Velho, Village Campestre, Santa Amélia, Forene, Tabuleiro do Martins, onde está localizada, além dos municípios Rio Largo, Santa Luzia do Norte, Pilar e Satuba.

Desde a inauguração, em 14 de dezembro de 2019, a UPA Tabuleiro realizou 203.672 atendimentos na área de clínica médica, seguido por 19.462 mil na área da pediatria. A ortopedia somou 10.406 atendimentos e a odontologia 2.375. Também foram realizados 685.391 procedimentos gerais, além de 62.741 exames laboratoriais, 45.493 raios-x e 2.861 eletrocardiogramas. Nesse período, foram registrados 16.462 atendimentos no serviço social.

Ao chegar à unidade, o paciente é acolhido e, em seguida, passa pela classificação de risco, que definirá o grau de prioridade no atendimento. Os usuários classificados com a cor vermelha têm prioridade por serem os casos mais graves. Os amarelos vêm em segundo lugar, inspirando cuidados; os verdes e azuis são menos graves.

O atendimento ocorre através da classificação de risco, priorizando os casos mais graves. Foto: Márcio Ferreira

Para a diretora da UPA Tabuleiro, Emanoela Souza, a humanização da UPA foi fundamental para lidar com a pandemia instaurada no país, pouco depois da abertura da unidade. “A UPA foi inaugurada em dezembro de 2019 e, dois meses depois, tivemos que readequar toda estrutura e o emocional em decorrência da pandemia da Covid-19. Fizemos um trabalho humanizado e lutamos para salvar vidas juntamente com a toda Rede Pré e Hospitalar. Nossa missão foi, é e sempre será salvar o amor da vida de alguém”, enfatiza.

Ainda de acordo com a diretora, a UPA Tabuleiro é um grande ganho para a população da parte alta de Maceió e toda região metropolitana. “O principal papel da UPA é atuar como estrutura de complexidade intermediária, assim, atendendo a população que precisa de cuidados de Média e Baixa Complexidade e também estabilizando os pacientes de Alta Complexidade para encaminhamento aos hospitais de referência”, explica.

A UPA Tabuleiro é do tipo III e conta com 19 leitos, sendo 15 de observação e quatro de urgência. A unidade assegura assistência nas áreas de pediatria, clínica geral, ortopedia e odontologia. A unidade oferta também classificação de risco, sala de nebulização, seis consultórios médicos, sala de gesso, laboratório, além de exames de raios-x e eletrocardiograma.