25/07/2023 12:26 | Saúde

Ambulatório Denilma Bulhões realiza mais de 41 mil atendimentos no primeiro semestre

Deste total, 32.848 foram clínicos e 8.390, pediátricos, conforme estatística divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Do total de atendimentos realizados 32.848 foram clínicos e 8.390, pediátricos

Carla Cleto

Josenildo Törres / Ascom Sesau

Situado no maior complexo habitacional de Alagoas, o Benedito Bentes, em Maceió, o Ambulatório 24 Horas Denilma Bulhões realizou 41.238 atendimentos entre janeiro e junho deste ano. Gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a unidade é referência no atendimento de urgência pré-hospitalar.

Do total de atendimentos, 32.848 foram clínicos e 8.390, pediátricos, conforme estatística divulgada pela Gerência de Atenção Pré-Hospitalar. Conforme o balanço, maio registrou 7.496 assistências computadas, se notabilizando como o mês do primeiro semestre com o maior quantitativo de atendimentos.

Dos mais de 41 mil atendimentos, 132 foram  referentes a lavagens auditivas para remoção de cerume

A unidade realizou 22.467 admissões para administração de medicamentos, se destacando como o procedimento com o maior número de notificações. As nebulizações aparecem em segundo lugar, com 739 atendimentos, seguidas pelas suturas, com 315 realizadas.

O Ambulatório Denilma Bulhões também realizou 276 curativos e 265 procedimentos para colocação de sondas vesicais. Também entre janeiro e junho foram realizadas 132 lavagens auditivas para remoção de cerume, além de 22 lavagens intestinais e 22 retiradas de corpo estranho no nariz e ouvido.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, os mais de 41 mil atendimentos prestados pelo Ambulatório Denilma Bulhões, nos primeiros seis meses deste ano, são a prova de que a unidade cumpre o seu papel assistencial. Só os atendimentos pediátricos foram 8.390, minimizando a dor e o sofrimento de crianças na faixa etária de zero a 14 anos.

“Estamos presentes no Complexo Habitacional Benedito Bentes, assegurando assistência de urgência com agilidade e eficiência, de domingo a domingo, 24 horas por dia. E para os casos eletivos, contamos, ainda, com a Clínica da Família, no Conjunto Aprígio Vilela”, salientou Gustavo Pontes de Miranda.

Ambulatório Denilma Bulhões realizou 739 curativos entre janeiro a junho deste ano

Quando procurar atendimento

Por ser uma unidade pré-hospitalar de urgência, o Ambulatório 24 Horas Denilma Bulhões é porta aberta e atende por classificação de risco, ou seja, com prioridade para os pacientes com maior gravidade. Ela deve ser procurada por adultos e crianças, com pequenos ferimentos, que necessitem passar por sutura ou realizar curativos, bem como, por aqueles que estejam precisando de nebulização, imobilização e drenagem de abscessos.

O equipamento de saúde também realiza a retirada de corpo estranho no olho, ouvido ou nariz, além de unhas encravadas e assiste pacientes que precisem colocar ou substituir sondas vesicais. A unidade é referência, ainda, para realizar lavagem intestinal, gástrica e de ouvido, visando a remoção de cerume.

O secretário Gustavo Pontes de Miranda ressalta que os mais de 41 mil atendimentos prestados pelo Ambulatório Denilma Bulhões comprovam que a unidade cumpre o seu papel assistencial