26/01/2024 16:55 | SaúdePrimeira Infância

Ambulatório Estadual de Vias Aéreas Pediátricas vai melhor qualidade de vida para crianças traqueostomizadas

Equipamento integra o Projeto Respirar que tem como objetivo a reversão e retirada dos dispositivos de traqueostomia dos pacientes

Ambulatório é o primeiro do estado para o cuidado pediátrico de vias aéreas

Marco Antônio / Ascom Sesau

Suely Melo / Ascom Sesau

Inaugurado no dia 19 de janeiro deste ano, o primeiro ambulatório de via aéreas pediátricas do Estado vai proporcionar melhor qualidade de vida para as crianças traqueostomizadas de Alagoas. O equipamento, localizado dentro do Hospital da Mulher Drª Nise da Silveira (HM), no bairro Poço, em Maceió, foi implantado pelo Governo de Alagoas, numa parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Secretaria da Primeira Infância (Secria).

O ambulatório integra o Projeto Respirar, lançado no mês de dezembro de 2023, visando à reversão e a retirada dos dispositivos de traqueostomia dos pacientes. O projeto conta com o atendimento de equipe multidisciplinar para o atendimento das crianças que por alguma alteração ou complicações de patologias precisaram portar um dispositivo chamado traqueostomia.

Pais de crianças traqueostomizadas fizeram questão de ir à inauguração do ambulatório para conferir de perto todo o serviço que será disponibilizado. “Como representante dos pais, estamos muito agradecidos a todos os envolvidos: o governador [Paulo Dantas], a secretária Paula Dantas e o secretário Gustavo Pontes, Éder e Igor por vermos o Projeto Respirar dando seu primeiro suspiro. Hoje nossas crianças saem dessa faixa invisível da sociedade e ganham a visibilidade necessária para que tenham um atendimento digno e necessário; para conviver melhor com a traqueostomia e para que façam os procedimentos necessários para se livrar dela.”, relatou o agente de trânsito, Willian Barbosa, pai de uma criança que passou por traqueostomia.

A técnica de enfermagem, Eliane da Silva, também esteve no ambulatório e ressaltou a importância dele para a vida de seu filho. “Nossas crianças vão poder ter seu cotidiano na sociedade, porque é muito difícil; até na escola, tem que ter auxiliar. Meu filho quer tomar banho de chuveiro, de piscina, ir para praia e com a retirada da traqueostomia e tratamento adequado ele vai poder fazer tudo isso”, disse.

Para o secretário de Estado da Saúde, o médico Gustavo Pontes de Miranda, o Ambulatório de Via Aéreas Pediátricas e o Projeto Respirar é um marco na história da saúde alagoana e irá viabilizar cirurgias e demais procedimentos de traqueostomia infantil.

“Hoje nós partimos para uma assistência super especializada. Além disso, em todo o país só temos cinco centros e que não são tão bem equipados como o nosso, que é o primeiro que vai prestar toda a rede de cuidado ao doente e à criança que esteja traqueostomizada. Se é para melhorar a qualidade de vida dessas crianças, nós temos que fazer, que o nosso compromisso é cuidar dos que mais precisam e assim foi feito, graças ao apoio do governador Paulo Dantas, à secretária Paula Dantas e a essa equipe toda maravilhosa da Sesau”, explicou o secretário.

O mototaxista José Edson esteve junto com os outros pais no ambulatório e destacou o impacto que o projeto terá sobre as crianças e seus familiares. ”Só temos a agradecer. Esse lugar é o nosso troféu para nossos filhos serem felizes, para que possamos escutar a voz deles. Nosso Estado está de parabéns por isso aqui sair do papel”, relatou.