09/08/2023 18:06 | Segurança

Alunos do Curso de Operações Especiais da PM recebem instruções de Inteligência na SSP

Aprendizado adquirido pelos policiais possibilitará uma maior atuação no enfrentamento aos crimes de alta complexidade

Instruções para a terceira turma do Coesp de Alagoas foram ministradas pela Chefia Especial de Inteligência

Roberison Xavier / Ascom

Roberison Xavier / Ascom SSP-AL

A Chefia Especial de Inteligência da Secretaria de Estado da Segurança Pública concluiu, nesta quarta-feira (09), o Curso Básico de Inteligência (CBI) para os futuros caveiras da Polícia Militar. As instruções foram realizadas de forma conjunta com a Chefia Integrada de Ensino da SSP e aconteceram na sede do órgão estadual, no Centro de Maceió.

O CBI tem por objetivo geral transmitir os aspectos introdutórios e históricos, compreendendo os fundamentos doutrinários das atividades de inteligência de Segurança Pública a fim de capacitar e dotar os profissionais de conhecimentos e habilidades que contribuirão para uma ação mais eficiente na preservação ou manutenção da ordem pública.

O chefe especial de inteligência, major Raumário Gerônimo, falou da importância da instrução para os alunos do Curso de Operações Especiais (Coesp), que chega à sua terceira edição em Alagoas e é coordenado pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Segundo o oficial, o aprendizado adquirido pelos policiais possibilitará uma maior atuação no enfrentamento aos crimes de alta complexidade.

“A Segurança Pública de Alagoas tem sido referência para todo o país na área da inteligência e essas instruções são de fundamental importância para a qualificação desses profissionais, que poderão contribuir ainda mais no combate à criminalidade. O trabalho integrado que o serviço de inteligência das forças de segurança realiza, tem surtido um efeito muito positivo para o estado e isso é visto com a redução dos índices de criminalidade. Possibilitar que eles tenham conhecimento de como temos atuado frente às organizações criminosas facilitará ainda mais o trabalho desempenhado”, afirmou o major Raumário.

Atualmente o Coesp, conta com onze alunos, sendo seis da PM de Alagoas e os demais oriundos da Polícia Federal e das Polícias Militares de Pernambuco, Sergipe e Paraíba. Ao todo, o curso, que foi iniciado em abril deste ano, tem 972 horas-aulas. A especialização torna os alunos aptos a atuar no emprego de táticas e técnicas modernas em missões de caráter especial, em áreas urbanas ou rurais.