06/12/2023 14:53 | Educação

Alunos da Escola Estadual Nossa Senhora do Bom Conselho são realocados para novo prédio na Santa Amélia

Mudança, que ocorreria em janeiro, foi antecipada para este mês; aulas foram retomadas nesta quarta-feira (06)


Estudantes ganharam escola mais espaçosa

Thiago Athayde / Ascom Seduc


Henrique Pereira / Ascom Seduc

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) concluiu a transferência da Escola Estadual Nossa Senhora do Bom Conselho para a nova sede, no bairro da Santa Amélia, e as aulas foram retomadas nesta quarta-feira (6). A unidade de ensino, que desde 2019 funcionava em um prédio na Chã de Bebedouro, teve a mudança antecipada como medida preventiva após a divulgação da possibilidade de colapso da mina 18 no bairro do Mutange.

 

“Toda a estrutura já estava sendo organizada para o ano que vem. Mas, como houve esse problema na semana passada, nós decidimos nos antecipar. Este prédio é do Estado e, como o bairro de Bebedouro foi atingido pelos problemas causados pela mineração, o Governo do Estado e a Secretaria de Educação fizeram um planejamento estratégico para recuperar este espaço”, lembrou a secretária executiva de Gestão da Rede Estadual de Ensino, Sandra Vitorino.


A unidade vai atender cerca de 500 alunos. O espaço é amplo, e nos próximos dias, receberá  os últimos ajustes: ele possui 16 salas de aula que abrigarão os estudantes em dois turnos e, além disso, conta com quadra poliesportiva e um elevador, garantindo também o compromisso com a acessibilidade.


A diretora da escola, Aracely Veloso, comemorou a mudança. "Esses novos espaços são essenciais para que mantenhamos a qualidade do ensino. Novas salas espaçosas, um novo refeitório. Depois dos acontecimentos recentes, essa sensibilidade da Seduc, em antecipar nossa realocação, acelerando a conclusão da unidade, nos deixa otimistas”, projetou.


Os estudantes disseram que a mudança é positiva e eles se sentem mais seguros por estarem em um local fora de uma zona de eventual risco estrutural. Eles também estão animados com a nova estrutura, em especial com o ginásio poliesportivo, um sonho antigo de toda comunidade escolar.


“É um cantinho nosso, novinho, muito bom. Poderemos realizar nossas atividades, como os jogos internos, em uma boa quadra, com um bom espaço. Estamos animados, e muito felizes”, revelou Emily Nayara, aluna da 3ª série do ensino médio.


PROBLEMAS COM A MINERAÇÃO

A Escola Estadual Nossa Senhora Bom Conselho precisou ser realocada por estar incluída, desde a divulgação dos primeiros mapas das áreas de risco, como uma localidade que poderia oferecer riscos estruturais. Em 2019,  a unidade já havia sido transferida de sua antiga sede, no bairro de Bebedouro, para o prédio na Chã de Bebedouro.


Vale lembrar que em relação ao Cepa, maior complexo estudantil de Alagoas, a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, garantiu que as aulas estão mantidas, e que estudantes, servidores e seus familiares podem ficar tranquilos, já que o órgão não recebeu nenhuma notificação por parte das defesas civis estadual e municipal sobre os episódios estruturais recentes.