16/02/2024 14:52 | Turismo

Alta temporada: mais de 550 mil passageiros passaram pelo Aeroporto Zumbi dos Palmares em apenas dois meses

Índice representa crescimento de 13% em relação à alta temporada anterior



Thyeres Medeiros / Ascom Setur

Na alta temporada 23/24, mais de 550 mil passageiros passaram pelo Aeroporto Zumbi dos Palmares em dezembro e janeiro. De acordo com uma análise da Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur), o índice representa crescimento de 13% em relação ao mesmo período da alta temporada anterior.

 

Ao todo, foram 62 mil passageiros a mais do que no mesmo período da alta temporada anterior. Levando em consideração apenas o mês de dezembro, o resultado é ainda mais expressivo: o fluxo de passageiros cresceu 21% no último mês de 2023 em relação ao mesmo período em 2022.



 

De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, o resultado positivo do Destino Alagoas reforça os investimentos do governo no setor. “Além da promoção de marketing, temos investido na infraestrutura logística dos nossos municípios turísticos e na capacitação gratuita de alagoanos para atuarem na área. Ao longo deste ano, teremos ainda mais ações para fortalecer este que já é um dos maiores setores da economia alagoana e que gera milhares de empregos”, destacou Bárbara.

 

Ainda segundo a secretária, a obra de ampliação em 70% na capacidade de passageiros no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, entregue no ano passado, deu ainda mais suporte, tanto na parte operacional quanto em relação à estrutura, que deve atender à demanda histórica da alta temporada 23/24 da melhor forma.

 

De acordo com a Setur, mais de 1 milhão de passageiros devem passar pelo terminal até março deste ano. Entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024, serão contabilizados mais de 2.800 pousos e decolagens na capital alagoana. Apenas em fevereiro, o equipamento deve operar mais de 800 voos, resultando em um crescimento de 27% entre 2024 e 2023 no número de voos comerciais.



 

O estado de São Paulo é o principal mercado emissor de visitantes para Alagoas, com mais de mil voos nestes três meses com origem nos dois aeroportos da capital, além do terminal no interior paulista.

 

Carnaval em Alagoas

 

No Carnaval deste ano, a rede hoteleira registrou uma ocupação média de 87%. Levando em consideração a disponibilidade de mais de 51 mil leitos, de acordo com dados da Setur, estima-se que, aproximadamente, 45 mil leitos estavam ocupados durante o carnaval em Alagoas.