11/07/2023 09:25 | ServiçosUtilidade Pública

Alagoas vai receber ciclo de aperfeiçoamento da comunicação

Evento AL Tendências e Soluções ocorrerá no dia 24 de julho e será aberto a todos os profissionais da comunicação de Alagoas

Proposta do Ciclo é contribuir na prestação dos serviços oferecidos pelos profissionais de comunicação no Estado

Natalício Vieira* / Agência Alagoas

O Governo de Alagoas vai promover o maior programa de aperfeiçoamento na comunicação já realizado no estado: o AL Ciclo Tendências e Soluções. A primeira edição está confirmada para 24 de julho, com o tema Gerenciamento de Crises na Comunicação Pública e apresentações dos jornalistas Thomas Traumann e Cristiana Gomes.

O projeto, idealizado pela Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), vai oferecer periodicamente aos profissionais da comunicação um espaço para ampla discussão de ideias em encontros, conferências, seminários e treinamentos presenciais e virtuais. Os conteúdos propostos serão sempre pertinentes ao contexto social alagoano às novas tendências de mercado e a qualificação técnica na publicidade, no jornalismo e nas redes sociais.

Para Wendell Palhares, secretário Executivo de Gestão Interna da Secom, a proposta é o ciclo contribuir na prestação dos serviços oferecidos pelos profissionais de comunicação no Estado. “A Secom espera que a área da comunicação como um todo evolua e traga retorno à população com informação de qualidade, além de uma publicidade que foque no serviço para o cidadão”, enfatizou. Ainda de acordo com Palhares, essa primeira edição traz algo vivenciado pelos comunicadores que são os problemas das instituições. “Nessa primeira edição, vamos tratar das crises que a equipe de comunicação lida todos os dias. Seja na assessoria ou na redação, crise é pauta, além de ser constante", disse.

O jornalista e consultor político Thomas Traumann vai falar sobre a comunicação pública num país polarizado, trazendo como exemplo fatos que ocorreram no Brasil nos últimos anos. Já Gomes, encerrará o dia com um treinamento sobre como os profissionais devem se posicionar ao reagir a uma demanda ou situação com potencial de crise. Todos os profissionais que trabalham na comunicação poderão participar do encontro.

Como participar

Para isso, será necessário realizar o preenchimento de um formulário no site https://alagoas.al.gov.br/, já disponível. Serão solicitados alguns dados como; nome completo, e-mail, telefone para contato, profissão e local onde trabalha. Faça aqui sua inscrição!  https://alagoas.al.gov.br/evento/ciclo-tendencias-e-solucoes

Thomas Traumann

É jornalista e consultor de risco político, além de colunista de política para o jornal O Globo, a revista VEJA e o jornal digital Poder360. É autor do livro “O pior emprego do mundo” (editora Planeta), sobre o cargo de ministro da Fazenda e Economia, e da série de entrevistas “Década de Rupturas”, para o jornal O Globo. Entre 2011 e 2015, Traumann foi porta-voz e ministro de Comunicação Social do governo Dilma Rousseff. Por mais de 20 anos, trabalhou nas redações da Folha, Veja e Época.

Cristiana Gomes

Jornalista, formada em Comunicação pela PUC-Rio, Mestre em História da Cultura e do Pensamento pela PUC-Rio e mestranda em Comunicação na mesma universidade. MBA em Marketing Digital pela FGV. Mais de 20 anos de experiência em redações de TV, tendo atuado como repórter, enviada internacional e apresentadora nas televisões Band, Globo e Record. Atuações em assessoria de imprensa e mídia training para campanhas políticas e porta-vozes. No setor do audiovisual, roteirizou e dirigiu vídeos institucionais, ações para marcas e programas de entretenimento.

Programação:

Data: 24 de Julho

Inscrições: https://alagoas.al.gov.br/evento/ciclo-tendencias-e-solucoes

Local: Auditório Aqualtune - Palácio República dos Palmares

1ª Edição - AL Ciclo Tendências e Soluções

Tema: Gestão de Crise na Comunicação Pública

Palestrantes: Jornalistas Thomas Traumann e Cristiana Gomes

Palestra com Thomas Traumann

Tema: Comunicação pública num país polarizado

Treinamento com Cristiana Gomes

Tema: Como assessores de comunicação devem se posicionar ao reagir a uma demanda ou situação com potencial de crise

*Sob Supervisão