11/09/2023 14:45 | Segurança

Alagoas sedia curso de Recrutamento e Gestão de Fontes Humanas para representantes de seis estados do Brasil

Capacitação coordenada pela SSP é promovida por diretorias da Secretaria Nacional de Segurança Pública

Aula inaugural da 2ª edição do Curso de Recrutamento e Gestão de Fontes Humanas aconteceu no auditório da Delegacia Geral da Polícia Civil, em Maceió

Ascom SSP

Roberison Xavier / Ascom SSP

Alagoas é sede de mais uma capacitação para integrantes das forças de segurança do país. Desta vez, recebe a segunda edição do Curso de Recrutamento e Gestão de Fontes Humanas, que é coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e promovida pelas Diretorias de Operações Integradas e Inteligência e de Ensino e Pesquisa, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

No total, 29 pessoas participam das instruções, que estão focadas no serviço de inteligência e foram iniciadas durante uma cerimônia realizada no auditório da Delegacia Geral de Polícia Civil, em Jacarecica, nesta segunda-feira (11). Além dos alagoanos, também são alunos representantes de Sergipe, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal, que atuam na Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Penal e Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

O secretário da Segurança Pública de Alagoas, Flávio Saraiva, participou do evento e enalteceu o trabalho integrado que vem sendo desenvolvido em todo o país no combate à criminalidade. Ele reforçou ainda que o desempenho das forças policiais de Alagoas tem sido destaque nacionalmente.

“Temos tido êxito no planejamento das ações de combate ao crime organizado, principalmente pelo excelente trabalho conjunto das equipes de inteligência das forças de segurança estadual, que tem sido aprimorado no dia a dia. Os estágios do Plano de Defesa são grandes exemplos da importância da atuação de prevenção aos crimes em todo o estado. Recentemente, conseguimos evitar a ação contra um banco no interior alagoano graças à perspicácia dos policiais e eficiência dos treinamentos coordenados pela Segurança Pública”, afirmou o secretário. Flávio Saraiva ainda reforçou que acompanhará as atividades desenvolvidas.

O curso busca instruir os profissionais no aprimoramento de habilidades técnicas que tenham como premissa a aplicação dos fundamentos das operações de inteligência, utilizando as análises de risco, engenharia social e técnicas no recrutamento, gestão e desligamento de fontes humanas.

A capacitação, que possui carga horária de 86 horas-aula, deve durar 15 dias com aulas expositivas, discursivas e exercícios teóricos e práticos. Os instrutores têm vasta experiência nas temáticas debatidas, como estória-cobertura, contrainteligência e análise comportamental. O chefe especial de Inteligência da SSP, tenente-coronel Raumário Jerônimo, falou da importância da qualificação.

“Esperamos aperfeiçoar as atividades desenvolvidas pelos agentes do Subsistema de Inteligência de Segurança Pública, a fim de ofertar atuações qualificadas, seguras e mais efetivas aos cidadãos brasileiros. Estamos reforçando ainda mais o combate à criminalidade e os alunos serão multiplicadores do conhecimento adquirido durante esses dias de aprendizado em seus locais de trabalho”, finalizou o oficial superior.

Também estiveram presentes à solenidade de abertura do curso, que contou com a palestra do major Thiago Duarte, da Diretoria de Inteligência da PMAL, sobre os fundamentos de operações de inteligência e a atuação em Alagoas, o secretário executivo de Gestão Interna da Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), Patrick Azevedo Cavalcante; o delegado-geral adjunto da PC-AL, Eduardo Melro; o subcomandante-geral do CBM-AL, coronel Jammerson Oliveira; e o gerente de Inteligência da Polícia Penal de Alagoas, Aldeni Leite.