19/04/2022 15:21 | Agricultura

Aftosa: Alagoas se aproxima do status de zona livre sem vacinação

Estado detém um dos melhores índices de cobertura vacinal do país e, na primeira etapa da campanha de vacinação, de 1º a 31 de maio, mais de 1,2 milhão de animais devem ser imunizados


Em maio, serão vacinados bovídeos de todas as idades contra a febre aftosa

Agência Alagoas e Dorgival Junior / Ascom Adeal


Dorgival Junior / Ascom Adeal

Com um dos melhores índices de cobertura vacinal do país, o caminho para a conquista do status sanitário de zona livre da febre aftosa sem vacinação vem sendo trilhado pelo Governo do Estado. Neste sentido, a partir do dia 1° de maio, a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) realiza, de 1° a 31 de maio, a primeira etapa da campanha de vacinação de 2022. A meta é imunizar 100% do rebanho alagoano, composto por mais de 1,2 milhão de animais.

 

Após vacinar, o criador tem até o dia 15 de junho para fazer a declaração obrigatória nos escritórios da Adeal. Com o documento, ele comprova oficialmente que os animais foram devidamente imunizados.



 

“O produtor alagoano tem sido um grande parceiro da Adeal e de todo o sistema de controle sanitário do Ministério da Agricultura e do Governo do Estado no sentido de cumprir com a obrigação de imunizar o rebanho. Temos alcançado índices importantes e superiores a 96% de cobertura vacinal, o que leva Alagoas a trilhar no caminho para a zona livre da febre aftosa sem vacinação. Essa mudança de status deverá ocorrer em 2024”, declarou o presidente da Adeal, José Márcio Maia.

 

A Adeal alerta ainda que o criador que não vacinar o rebanho fica impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), estando impossibilitado de circular e comercializar os animais, além de estar sujeito a penalidades previstas na lei, a exemplo do pagamento de multa.

 

No caso da não vacinação, o valor de multa a ser pago corresponde a dez Unidades Padrão Fiscal do Estado de Alagoas (UPFAL) e da não declaração a 30 UPFAL.

 

2021

 

No ano passado, quando o rebanho também era formado por mais 1,2 milhão de animais, a primeira etapa contou com uma cobertura vacinal de 96,3%. Na segunda etapa, realizada no mês de novembro e restrita a bovídeos com até dois anos de vida, o índice vacinal foi de 97,4%. Segundo o levantamento técnico da Adeal, de um rebanho de 511 mil indivíduos, foram imunizados 488 mil bovídeos.

 

A segunda etapa da campanha, que teve início em 1° de novembro, diante da falta de doses de vacinas nas lojas de revenda de produtos agropecuários, foi prorrogada por duas vezes pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), sendo finalizada no dia 31 de dezembro. Com isso, o prazo para a declaração da vacinação foi encerrado no dia 31 de janeiro passado.

 

A febre aftosa causa grandes perdas econômicas com a redução de produtividade dos rebanhos, além de afetar o comércio interno e, principalmente, as exportações. Atualmente, o Estado de Alagoas encontra-se com o status sanitário de zona livre de febre aftosa com vacinação.