05/05/2023 11:39 | Desenvolvimento Econômico

Alagoas participa de reunião da Câmara de Energias do Nordeste

Discussão sobre energias renováveis e transição energética aconteceu durante encontro do Consórcio Nordeste, em Fortaleza (CE)

Ascom/Sedics

Isabella Padilha

Representantes dos governos dos estados de Alagoas, Rio Grande do Norte, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Maranhão e Ceará participaram na manhã desta sexta-feira (5), no Centro de Convenções do Ceará, da 1ª Reunião Anual da Câmara de Energias do Nordeste, que teve como objetivo discutir temas relacionados à produção de energia limpa na região.

O encontro contou com a presença da secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino, que representou o Governo de Alagoas.

"Alagoas passa por um momento histórico na questão energética. Estamos a poucos passos de aprovar a nossa Lei do Gás, que já está em tramitação; temos um extenso cronograma de ações para o tema, e estamos muito felizes em trazer essa discussão para os outros estados do Nordeste", destaca a secretária.

Os secretários e representantes dos governos debateram sobre a utilização de energias renováveis, mudanças climáticas, geração energética e os potenciais dos estados do Nordeste para produção energética – a região já contabiliza cerca de 46% do total de projetos de energia no Brasil, segundo dados apresentados no encontro.

“A energia solar, a éolica e o hidrogênio podem e devem ser explorados e trabalhados em todos os estados do Nordeste. Estamos discutindo a produção do hidrogênio verde em diversos estados. O protagonismo da região nesse setor é evidente, e essa primeira reunião da Câmara Temática vem para definir as diretrizes dos próximos anos”, reitera o subsecretário de Programas do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, Giles Azevedo.

Consórcio Nordeste

O Consórcio Nordeste foi criado em 2019 como uma espécie de ferramenta de gestão para os nove governos estaduais da região. Ele permite a realização compras compartilhadas em larga escala de produtos comuns aos estados, além de fortalecer as articulações políticas da região junto ao Governo Federal e ao Congresso Nacional.