10/05/2024 11:56 | Agricultura

Alagoas participa da apresentação de resultados do Plano Estratégico Brasil Livre de PSC, em Brasília

Estado foi pioneiro na execução da campanha de vacinação contra peste suína clássica, batendo recorde de imunização


Alagoas apresenta resultados da campanha de vacinação contra a Peste Suína Clássica

Assessoria ABCS


Tatiane Bastos / Ascom Seagri

Os resultados da campanha de vacinação contra a Peste Suína Clássica realizada em Alagoas foram apresentados na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), em Brasília, durante o evento Avanços Plano Estratégico Brasil Livre de PSC, ocorrido nesta quinta-feira (9). O presidente da Agência de Inspeção e Defesa Agropecuária de Alagoas (Adeal), Marco Antônio Albuquerque, e a gerente de Fortalecimento das Cadeias Produtivas da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), Juliane Viapiana, representaram o Estado na cerimônia.


 

Alagoas é o primeiro dos 11 estados da zona não livre da doença que aderiu ao projeto-piloto do Ministério da Agricultura, numa parceria público-privada entre o Governo do Estado, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS). Atualmente, o Brasil está dividido em Zona Livre (ZL) de PSC, abrangendo 16 estados e a Zona não Livre (ZnL) de PSC, abrangendo 11 estados.


 

“O governador Paulo Dantas reconheceu a importância e investiu recursos no valor de R$ 800 mil, de forma pioneira nas etapas 4 e 5, para garantir que todos os produtores de suínos, principalmente os da agricultura familiar, tivessem acesso gratuito à vacinação do rebanho. Alagoas está contribuindo pro Plano Estratégico avançar na erradicação do vírus para que nosso país se torne, em breve, Zona Livre”, ressaltou a secretária de Agricultura, Aline Rodrigues.





 

Resultados


 

A 5ª etapa da campanha de vacinação contra a Peste Suína Clássica bateu recorde de imunização em Alagoas, com 147.040 animais vacinados em quase cinco mil propriedades do estado. A campanha teve início em 2021 em Alagoas, sendo registrados a vacinação de 119 mil (1ª etapa), 127 mil (2ª etapa), 116 mil (3ª etapa) e 138 mil animais (4ª etapa). Nesta 5ª etapa, foram 51.462 suínos vacinados na região Leste, 58.924 no Agreste e 36.654 no Sertão alagoano.


 

“O sucesso das cinco etapas da campanha de vacinação reflete em melhores índices zootécnicos, sanitários e reprodutivos, melhorando o preço pago ao produtor, refletindo em renda e emprego nas pequenas propriedades, as quais representam a maior parte das propriedades em nosso estado”, destacou o presidente da Adeal, Marco Albuquerque.


 

A gerente de Fortalecimento das Cadeias Produtivas da Seagri, Juliane Viapiana, explicou que a campanha possibilitou o mapeamento dos criadores de suínos do estado. “Além de promover a saúde dos suínos, conseguimos caracterizar a suinocultura local e identificar que a criação de suínos possui importância econômica e social. Porque muitas vezes é fonte de renda extra para as famílias, principalmente as que dependem exclusivamente da suinocultura para obtenção de sustento”, finalizou a gerente.