03/08/2023 09:29 | Gestão e Finanças

Alagoas melhora na classificação nacional de risco de crédito pela Fitch Ratings

Agência sobe nota de 'BB-' para 'BB', com perspectiva estável e destaca gestão financeira proativa


O grande destaque desta avaliação é um aumento de dois níveis de seus perfis de crédito autônomos

(SCPs)


Tatyane Barbosa

 O estado de Alagoas subiu na classificação de risco de crédito de 'BB-' para 'BB'. A visão geral é estável. A avaliação foi publicada, nesta terça-feira (01), pela Fitch Ratings, uma das maiores agências de Rating Nacional de Longo Prazo. A secretária de Estado da Fazenda, Renata dos Santos, enfatizou a satisfação em receber esse reconhecimento e destacou que a nova classificação serve de referência para os investidores estrangeiros olharem para Alagoas. "O estado de Alagoas torna-se ainda mais seguro para se investir do que era antes. Com isso, vamos atrair mais investimentos para o estado, gerando maior crescimento econômico. Isso é motivo de comemoração e nos impulsiona para continuar no caminho correto, levando nosso estado ao crescimento sustentável, gerando melhores oportunidades para todos", frisa.


O grande destaque desta avaliação é um aumento de dois níveis de seus perfis de crédito autônomos (SCPs) de 'b+' porque o governo federal do Brasil é seu credor mais significativo. Os Ratings de Inadimplência de Emissor de Longo Prazo em Moeda Estrangeira (IDRs) do estado de Alagoas de 'BB/Estável' se beneficiam disso. Frisa-se que todos os tipos de dívida estão incluídos nas métricas de sustentabilidade da dívida que produzem o SCP. Entretanto, a Fitch calcula um índice suplementar, excluindo a dívida intergovernamental, conhecido como índice de sustentabilidade da dívida aprimorada. Isso é usado para estimar a elevação entre o SCP e o IDR, resultando na equalização dos IDRs de Alagoas aos IDRs do Brasil.


A SCP do estado de Alagoas reflete uma combinação de Perfil de Risco 'Fraco', sustentabilidade da dívida avaliada em 'a' e comparação com pares nacionais e internacionais.Há também fatores que podem, individual ou coletivamente, levar a uma elevação de rating positiva: uma ação de rating positiva para o IDR do Brasil poderia levar a uma ação de rating correspondente para o estado de Alagoas, já que esses ratings são igualados ao soberano por meio de suporte intergovernamental.