24/03/2024 17:09 | ServiçosSegurança

Alagoas ganha nesta segunda (25) sala do Instituto de Identificação exclusiva para PcDs infantis

Ambiente foi pensado para evitar desconforto na hora do atendimento das crianças e dos familiares


Espaço foi criado para garantir a esse público infantil e seus familiares um atendimento humanizado, com sala lúdica e pessoas capacitadas para atendê-las

Ascom Perícia


Maria Costa (com supervisão) - Ascom Polícia Científica

O Governo de Alagoas inaugura, nesta segunda-feira (25), uma sala inclusiva e exclusiva de atendimento de crianças com deficiências (PcDS) para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). O espaço foi criado para garantir a esse público infantil e seus familiares um atendimento humanizado, com sala lúdica e pessoas capacitadas para atendê-las. 

 

A unidade funcionará na Central de atendimento do Já! localizado no Maceió Shopping, que fica no bairro de Mangabeiras, em Maceió. Ela foi criada através de uma parceria inédita entre o Instituto de Identificação da Polícia Científica de Alagoas, Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) e a C de Estado da Primeira Infância (Secria).



 

O superintendente do Instituto, Erik Silveira, explicou que a ideia surgiu após ele perceber a necessidade de um ambiente agradável para atender crianças com algum tipo de deficiência, seja ela de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Ele então entrou em contato com as secretárias Paula Dantas, da Primeira Infância; Aline Rodrigues, da Secdef, e secretário da Seplag, Gabriel Albino, que também enxergaram a necessidade de se criar esse ambiente para evitar desconfortos nessas crianças na hora do atendimento.

 

“Nós tínhamos dificuldades em recepcionar crianças do espectro autista, por exemplo, por estar em um lugar onde havia muito barulho e elas ficavam agitadas. Então percebemos que era necessário criar um ambiente confortável e acessível em que ela se familiariza-se. Essa é a primeira sala do estado, exclusivamente para pessoas com deficiências, e para garantir isso estamos realizando um treinamento especial dos atendentes que farão o atendimento voltado para esse público infantil”, explicou o superintendente.

 

Erik Silveira explicou que foi feito um estudo para que essas crianças não sofressem mais com dificuldades quando fossem realizar o atendimento. Para isso, eles instalaram a sala em um local silencioso e mais acolhedor, afastada dos demais guichês da Central onde são ofertados outros serviços para a população.

 

Agendamento eletrônico

 

Outra facilidade da sala inclusiva é o agendamento eletrônico no site da Seplag, onde foi criado o campo exclusivo chamado PCD Infantil. Por ser um atendimento diferenciado, serão disponibilizadas 15 vagas por dia, sempre de segunda a sexta. No dia do atendimento presencial, além da certidão de nascimento e do CPF, os pais ou responsáveis deverão apresentar, obrigatoriamente, o laudo médico da criança.