05/11/2023 10:28 | Cultura

Alagoas é uma dos estados selecionados no programa MovCEU-2023, do Ministério da Cultura

Iniciativa é voltada para fortalecer a cultura em regiões periféricas.



Daniel Borges / Ascom Secult, com Assessoria do Minc

Alagoas será um dos estados beneficiados pelo MovCEU 2023, uma iniciativa do Programa Territórios da Cultura do Ministério da Cultura (MinC), voltado para fortalecer a cultura em regiões periféricas. O anúncio foi feito pelo MinC por meio da  Portaria Nº 82  no Diário Oficial da União na última quarta-feira (1). Esta iniciativa contempla 30 projetos em diferentes áreas do país, representando um passo importante para o fomento cultural em regiões diversas.


Os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins também foram contemplados na primeira chamada. O próximo passo é o cadastro das propostas de aquisição do equipamento no Portal Transferegov até o dia 12 de novembro.


A seleção dos locais contemplados foi baseada em diversos critérios, incluindo a análise do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) das regiões beneficiadas, o número de comunidades de agricultores familiares, povos indígenas, entre outros. Além disso, foram considerados aspectos como a variedade de atividades culturais existentes e a conformidade com o projeto arquitetônico do veículo. A previsão de entrega dos equipamentos do MovCEU é julho de 2024.


De acordo com a subsecretária de Espaços e Equipamentos Culturais do MinC, Cecília Gomes de Sá, a seleção foi um sucesso. “Recebemos 415 propostas e vamos chegar com livros, filmes e infraestrutura cultural, em locais muito distantes, como comunidades indígenas, ribeirinhas, quilombolas e periferias”.

 

Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, a seleção representa um passo significativo para o fortalecimento do trabalho do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, em promover o acesso à cultura em áreas periféricas, incluindo comunidades indígenas, quilombolas e regiões de baixa renda.

 

"É com grande felicidade que recebemos a notícia da seleção da proposta da Secult no programa MovCEU-2023. Acreditamos que essa iniciativa irá enriquecer o cenário cultural alagoano, proporcionando espaços itinerantes de produção, fruição e intercâmbio artístico“, disse a gestora. “Estamos comprometidos em implementar essa proposta de forma eficaz, visando estimular a diversidade cultural e a inclusão, estendendo os benefícios da cultura para todas as camadas da população em nosso estado”, reforçou Mellina.

 

MovCEU

 

O MovCEU é um equipamento cultural itinerante e foi projetado para locais com famílias de baixa renda em municípios com menos de 20 mil habitantes, rurais ou urbanos, que tenham limitações para construção de equipamentos culturais públicos. Esse projeto proporciona acesso à infraestrutura para formação, fruição e produção cultural, unindo comunidades por meio do enriquecimento cultural. Na prática, o MovCEU é um veículo tipo Van/furgão adaptado para se transformar em equipamentos culturais variados.

 

O transporte pode se tornar uma biblioteca, estúdio de produção audiovisual, cinema de rua, palco para apresentações diversas, entre outros usos culturais. A ideia é que circule entre as localidades, garantindo que cada uma seja atendida por, pelo menos, uma vez por mês, promovendo uma rotina de uso cultural.

 

Os equipamentos serão adquiridos por meio de financiamento da União, com recursos do Fundo Nacional da Cultura ou do ministério, sendo que os entes federativos podem propor outros aportes financeiros.