27/06/2023 17:46 | Educação

Alagoas é o terceiro estado com maior número de escolas inscritas na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas

Rede estadual responde por mais de 80% das escolas e estudantes inscritos; prova será aplicada no dia 15 de agosto, em todo o país

Alunos da Escola Silveira Camerino, no Cepa, participam da competição

Thiago Ataíde / Ascom Seduc

Ana Paula Lins / Ascom Seduc

Alagoas registrou o terceiro maior número de escolas inscritas na edição 2023 da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). Segundo dados da coordenação local da olimpíada, o estado, com 83 escolas cadastradas, ficou atrás apenas de São Paulo (212 escolas) e do Ceará (223 escolas), empatando no terceiro lugar com Pernambuco e Piauí, que também tiveram, cada um, 83 instituições cadastradas na competição. Em todo o Brasil, 1.330 escolas garantiram vaga na disputa.

“Ao todo, 17.597 estudantes da rede pública de Alagoas foram inscritos para participarem da primeira fase da competição, cujas provas ocorrem no dia 15 de agosto. Deste quantitativo, 1.406 são do 9º ano do ensino fundamental; 5.869 são da 1ª série do ensino médio; 5.400, da 2ª série; 4.785, da 3ª série; e 137, da 4ª série. Dentre as escolas cadastradas, 70 são da rede estadual, e 5 são das redes municipais, enquanto o Instituto Federal de Alagoas vai participar com oito unidades”, informa o Professor Samuel Teixeira, do Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e coordenador estadual da olimpíada.

Rede estadual

A rede estadual de ensino responde pelo maior quantitativo de estudantes e escolas inscritos. São 15.555 estudantes de 70 escolas, o que equivale, respectivamente, a 88,3% e 84,3% dos alunos e instituições de ensino que participarão da olimpíada em Alagoas.

Das dez escolas com maior número de estudantes, nove são da rede estadual: Deodoro da Fonseca, de Marechal Deodoro; Julieta Ramos Pereira, de Paripueira; Deputado Rubens Canuto, de Maceió; Santos Dumont, de Rio Largo; José Correia da Silva Titara, de Marechal Deodoro; Nezinho Pereira, de Inhapi; Professor Manoel Gentil do Vale Bentes, de Satuba; Juvenal Lopes de Omena, de Branquinha; e Adalberto Marroquim, de Batalha.

A Escola Estadual Deodoro da Fonseca foi a unidade com maior número de inscritos, com 1.104 alunos cadastrados na competição. “Teremos todos os nossos alunos participando da OBFEP, e vamos prepará-los e incentivá-los para esta avaliação, que proporciona muitas oportunidades”, revela a diretora Anete de Lima.

Já o superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio, Ricardo Lisboa, comemora o resultado. “Parabenizamos as escolas estaduais pelo engajamento nas inscrições da OBFEP, que é uma competição que identifica talentos e fomenta o interesse pela física nas escolas. Nos últimos anos, temos sempre ficado entre os cinco primeiros estados com maior número de inscritos. Agora, pretendemos fortalecer nossa parceria com a Ufal, intensificando a preparação de nossos professores e estudantes para alcançarmos resultados positivos”, afirma Lisboa.

A Olimpíada

Promovida pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), a OBFEP visa estimular o interesse pela física entre os estudantes da rede pública. Os estudantes melhor classificados recebem medalhas e concorrem a bolsas de iniciação científica.

Em Alagoas, a olimpíada é organizada pelo Instituto de Física da Ufal e conta com o apoio da Seduc, Ifal e Secretarias Municipais de Educação. As provas da primeira fase serão aplicadas em 15 de agosto, enquanto as da segunda fase acontecem em 18 de novembro.