21/04/2023 10:32 | SegurançaDireitos Humanos

Comitiva alagoana amplia conhecimento sobre bodycam em agentes da segurança

Comitiva composta por Semudh, PMAL e CEDDH visita Polícia Militar de São Paulo para conhecer sistema


Grupo foi recepcionado no dia 19 pelo pelo comandante-geral da PMPESP, coronel Cássio de Freitas

Ascom Semudh


Joanna de Ângelis / Ascom Semudh

Uma comitiva formada por representantes da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), da Polícia Militar de Alagoas (PMAL) e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (CEDDH) visitou o Comando Geral da Polícia Militar de São Paulo nos dias 19 e 20 de abril.  


O encontro faz parte de uma ação continuada do processo de avaliação, iniciado em 2021. A proposta é reunir informações sobre os procedimentos para implantação das câmeras de monitoramento no fardamento dos policiais militares de Alagoas. 


A bodycam, ou câmera corporal, é acoplada ao uniforme dos policiais. Ela permite a localização imediata por GPS, a gravação do turno completo de serviço, com armazenamento do conteúdo em nuvem e transmissão das imagens em tempo real.


"A integração com o Governo do Estado de São Paulo nos auxilia na promoção de políticas voltadas para a segurança de toda a população. Ao mesmo tempo, fortalece os direitos humanos como aliados na construção de projetos da área. Em Alagoas, os órgãos estão alinhados no caminho da justiça social e na proteção e garantia dos direitos dos cidadãos e cidadãs. Estamos aqui analisando, conversando com os especialistas da área de segurança pública sobre este excelente equipamento para Alagoas. Ele dará proteção da polícia e também da nossa sociedade. No caso de São Paulo, o sucesso é refletido nos na redução da letalidade, na confiança das comunidades junto aos agentes e na atuação dos Batalhões nas ruas", ressaltou a secretária da Semudh, Maria Silva.


A programação contou com reuniões no Centro de Operações da Polícia Militar (Copom/SP), na Corregedoria da Polícia Militar (Correg PM/SP) e no 1º Batalhão da Polícia de Choque (Rota).  O comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, coronel Paulo Amorim, enfatizou o objetivo da visita e sua relevância no processo de estudo. 


“Estamos aqui no Estado de São Paulo procurando entender como funcionam, como foram instaladas, e o que trouxe de benefício a implantação do sistema de câmera corporal para a Polícia Militar. Observamos que deu certo e que estaremos levando para avaliação do nosso Secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, e aos demais órgãos de Governo para avaliar e avançarmos neste tema”, disse o coronel.


Durante as reuniões foram apresentados números da atuação da PM/SP, fluxo de atendimento e futuros investimentos, entre outras iniciativas. “É uma troca de experiências sempre importante, as polícias militares no Brasil todo lidam com os mesmos problemas, as mesmas dificuldades e estamos juntos sempre podendo evoluir, trocando nossas experiências de sucesso e aquelas em que poderemos ter oportunidade de melhoria. Estamos sempre de portas abertas aqui para recebê-los e podemos caminhar pela frente sempre pelo bem comum melhor cidadão” ressaltou o comandante da Rota  da PMESP, tenente-coronel Rogério Nery Machado.


O presidente do CEDDH, Dr. Magno Alexandre Moura, reiterou o compromisso do Conselho, como instituição representativa dos interesses da sociedade civil, no acompanhamento de projetos que visem alcance em larga escala. No contexto estadual, os benefícios devem ser permanentes para todos os cidadãos e cidadãs.


“A implementação das câmeras corporais é muito importante pois ela passa a ser um instrumento da cidadania. Ajuda o policial militar a demonstrar a prática dos protocolos de atuação, como ele está realizando um trabalho de segurança pública. Também ajuda os órgãos do sistema de justiça no reforço da prova. E isto só vem a louvar o princípio da democracia e também o princípio republicano. A transparência nas ações da atividade policial é muito importante para o Ministério Público, para o sistema de justiça, para o sistema de direitos humanos”, ressaltou Magno Alexandre Moura.


Também integraram a comitiva: o superintendente de Políticas para os Direitos Humanos, Mirabel Alves, representando a Polícia Militar de Alagoas, o coronel Elvandro Omena, membro da Comissão Interna de Implantação, o coronel Moisés do Nascimento, Diretor da DAL, o tenente-coronel Carlos José Azevedo Santos, Subcomandante do CPI, o tenente-coronel Paulo Eduardo Acioly Wanderley, Assistente do Comandante-Geral e a 1ª tenente Ilanne Correia de Andrade, Ajudante de Ordem do Comandante-Geral.