23/06/2023 16:15 | Educação

Alagoana de 75 anos se inscreve no Enem: “Muita vontade de retomar os estudos”

Por meio do programa Vem Que Dá Tempo, ‘Vó Maria’ contou com o apoio da Seduc para retornar à sala de aula após cinco décadas


Maria Cícera Paulino, no auge de seus 75 anos, “Vó Maria”, esbanja alegria por onde passa e carrega consigo uma determinação que salta aos olhos

Thiago Ataíde / Ascom Seduc


Joyce Andrea* / Ascom Seduc

Implementado em 2021 com o objetivo de acelerar a recuperação da aprendizagem e facilitar o reingresso dos estudantes evadidos da rede estadual, o programa Vem Que Dá Tempo segue transformando a realidade dos alagoanos. É com ele que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) garante a quem deseja concluir os estudos a chance de retornar à sala de aula, por meio da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). E com a ampliação dos polos de oferta, o programa passou a contar com 133 unidades espalhadas por todo o estado, alcançando, assim, cada vez mais pessoas.


Uma delas é Maria Cícera Paulino. No auge de seus 75 anos, “Vó Maria”, como é carinhosamente chamada pelos colegas de turma, esbanja alegria por onde passa e carrega consigo uma determinação que salta aos olhos. E mesmo após cinco décadas longe da sala de aula, ela decidiu retomar os estudos para realizar o sonho de concluir o ensino superior.


“Eu tinha muita vontade de terminar os meus estudos, mas, na minha juventude, tive muita dificuldade. Lembro-me que, à época, deixei de estudar porque a única escola disponível ficava longe da minha cidade. Devido à distância, meu pai não permitiu que eu continuasse estudando. Por isso, abandonei a escola quando eu tinha 20 anos. Não concluí o ensino médio, mas, hoje, quero abraçar todas as oportunidades de aprender cada vez”, garante Maria.


Com o apoio da escola, a estudante da EJA se inscreveu no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ela reforça, com entusiasmo, que não vai desistir enquanto não alcançar a aprovação na universidade federal.


“Mesmo depois de tanto tempo, nunca desisti de terminar os estudos. Foi quando eu soube que teria essa chance de voltar para a escola. Minha filha me apoiou muito e, então, resolvi me inscrever no Vem Que Dá Tempo. Estudei, fiz a prova, e passei. Já não me vejo em casa, com a mente parada. Quero continuar estudando e aprendendo. Foi por isso que também me inscrevi no Enem, e irei, sim, realizar meu maior sonho, que é cursar uma faculdade”, reforça a também dona de casa.


O programa

O Vem Que Dá Tempo é um programa criado pelo Governo de Alagoas para garantir o retorno à sala de aula de quem não concluiu os estudos. Por meio de uma prova de certificação, o estudante tem a possibilidade de concluir o Ensino Fundamental e, com isso, ingressar no Ensino Médio por meio da EJA. Além disso, o programa também oferece uma bolsa de até R$ 500 para os candidatos, estimulando jovens e adultos a recuperarem o tempo perdido.


Mas o sucesso do Vem Que Dá Tempo passa, necessariamente, pela dedicação dos professores, o que pode ser visto na Escola Estadual Padre Cabral, localizada no bairro Fernão Velho, em Maceió. Por lá, o programa tem sido mais que uma ferramenta de combate à evasão.


É que a modalidade EJA deixaria de ser ofertada naquela unidade de ensino em virtude da baixa adesão da comunidade. Porém, a escola passou a ser polo do programa e, graças ao trabalho de busca ativa, a gestão escolar conseguiu motivar muitas pessoas, triplicando o número de turmas existentes na Padre Cabral, como explica a diretora Aléssia de Moraes.


“A EJA havia declinado muito em nossa escola. Só tínhamos. Mas, após a chegada do Vem Que Dá Tempo, a procura aumentou muito. Novos estudantes chegaram e, então, formamos quatro turmas, cada uma com mais de 40 estudantes. A demanda só cresceu desde então e, hoje, já temos seis turmas da EJA, sendo quatro delas de alunos concluintes. E a nossa maior alegria é saber que já temos, inclusive, uma lista de espera”, destaca a gestora.


*Sob supervisão